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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorAbreu, Suedja Raianny Nunes da Silva
dc.date.accessioned2021-11-08T18:29:34Z
dc.date.available2021-11-08T18:29:34Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6352
dc.description.abstractA percepção das relações socioambientais é um fator primordial para uma gestão do território que priorize a mediação dos conflitos inerentes às tensões entre sociedade e natureza. A partir dessa perspectiva, a prática da Educação Ambiental inserida no ambiente escolar é uma proposta fundamental, que tem como objetivo formar cidadãos críticos a respeito do atual modelo de sociedade. Assim, na primeira parte desse trabalho é apresentada a intervenção na Escola Estadual do Campo Dom Pedro II, em São Miguel do Iguaçu/PR, com o objetivo de estimular os alunos do 6º e 7º anos a desencadear reflexões sobre a proposta do Espaço Educador Sustentável. Em cinco encontros foram vivenciadas atividades voltadas para o reconhecimento do contexto local, para a reflexão sobre as relações socioambientais e para a articulação social por meio da criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Dessa forma, identificou-se a potencialidade dos atores envolvidos no ambiente escolar para a gestão do território. Na segunda parte, o foco foi a reflexão sobre as experiências vividas no processo de formação do curso de Especialização em Educação Ambiental, apresentada por meio de um memorial contendo insights e relatos de atividades, resultantes de construções coletivas e individuais. Ao final, é apresentada uma abordagem que enfatiza a importância do papel da Educação Ambiental crítica na construção de saberes e na reflexão sobre o sentimento de pertencimento do indivíduo, impulsionando os atores sociais a atuar no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, mais justa, com equidade social e ambiental. Portanto, conclui-se que a crise ambiental atual é um momento para pensarmos sobre práticas educacionais, as relações socioambientais, a gestão participativa do território, considerando principalmente as áreas lindeiras das Unidades de Conservação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação Ambiental. Ambiente Escolar. Atores Sociais. Espaços Educadores Sustentáveis. Gestão Territorial.pt_BR
dc.titleA Prática da Educação Ambiental em Ênfase na Gestão Territorial: um Estudo de Caso de uma Escola Lindeira ao Parque Nacional do Iguaçupt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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