Reflexões sobre a Intervenção Profissional do Assistente Social na Vara da Infância e Juventude: Desafios e Potencialidades

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Vitali, Kawana Isabeli
Poltis, Samantha Ribas Palazzo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades da intervenção profissional do Serviço Social na Vara da Infância e Juventude, visto a importância deste profissional para a manutenção dos direitos das crianças e adolescentes. Para tal reflexão, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica de forma qualitativa. Assim, foi apresentada a origem do Serviço Social, para a visualização dos fatores históricos, fundamentos teóricos e jurídicos que possibilitaram o surgimento e posterior evolução desta profissão para o conceito atual de assistente social. Em seguida, foi apontado como o Serviço Social esteve presente durante a evolução do tratamento dos direitos da criança e adolescente no Brasil. Com isso, o trabalho apresentou a situação atual enfrentada pela criança e adolescente no espaço social e jurídico, discutindo sobre quando esta ocupa o papel de vítima ou infratora. E a partir destes apontamentos, foi realizada uma discussão sobre a realidade atual da intervenção profissional do Serviço Social na Vara da Infância e Juventude, quais os desafios enfrentados na prática profissional e quais as potencialidades de uma atuação nesse ambiente.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Palavras-chave

direitos sociais; intervenção profissional; questão social; serviço social; sócio-jurídico.

Citação

VITALI, Kawana Isabeli; POLTIS, Samantha Ribas Palazzo. Reflexões sobre a intervenção profissional do assistente social na vara da infância e juventude: Desafios e potencialidades. 2021. 61 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.