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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorCrepaldi, André
dc.date.accessioned2021-09-15T22:07:08Z
dc.date.available2021-09-15T22:07:08Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCrepaldipt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6271
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário marcado pelas profundas mudanças tecnológicas, o rádio passa por diversas transformações, alterando o modo de difusão, escuta e interação com o público, trazendo novos conceitos que norteiam estudos sobre o meio de comunicação. As rádios comunitárias têm vivenciado essas mudanças e passaram a utilizar, além dos meios analógicos, as tecnologias digitais em decorrência das possibilidades oferecidas como estratégia para obter maior interação com o público, evidenciando os objetivos sociais propostos pelas emissoras de baixa potência. Para tanto, esta pesquisa é o resultado da investigação desenvolvida na rádio comunitária Oeste FM, cujo objetivo é discutir quais são as possibilidades de interação e modalidade de participação na referida emissora, situada na região Oeste do Paraná. A rádio escolhida para este trabalho iniciou sua transmissão online no primeiro ano de fundação, em 2015, e desde então transmite sua programação em frequência modulada e pelas plataformas virtuais. Além das tradicionais modalidades de interação pelos meios analógicos, adotou ferramentas digitais com a intenção de ampliar o contato com o público ouvinte. Do ponto de vista metodológico, este trabalho configura-se como um Estudo de Caso, desenvolvido com apoio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada, estudo de usabilidade e design da homepage, estudo da programação e estudo da participação. Os resultados desta investigação mostram a presença de interação do tipo face a face, mediada e interação quase-mediada na rádio Oeste FM, com ênfase na interação mediada por WhatsApp, Facebook e telefone fixo, com predomínio de interação do tipo reativa nas relações, sobretudo nas identificadas no website. Do mesmo modo, a modalidade de participação presente na emissora é a do tipo passiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRádio comunitária Oeste FM; meios analógicos e digitais; interação; participação.pt_BR
dc.titleRádio Comunitária Oeste FM: Estudo das Possibilidades de Interação nos Meios Analógicos e Digitaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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