O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Ribeiro, Camila da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos principais refletir sobre a atual situação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA) para crianças, enfocando a língua espanhola e a formação de professores nos cursos de Letras de universidades públicas e apresentar propostas didáticas para este ensino. Nossa análise e proposições partiram do contexto de tríplice fronteira (mais especificamente o do município de Foz do Iguaçu-PR) e da defesa dos direitos de aprendizagem das crianças. Vivemos em uma grande aldeia global plurilíngue e multicultural, e o contato com outras línguas e culturas permite o acesso a outros mundos, realidades, modos de pensar, agir e sentir, bem como à construção de sujeitos que reconheçam e valorizem a diversidade (linguística, étnica, cultural etc.). A construção desses valores está prevista nos documentos educacionais oficiais no Brasil, especialmente no que corresponde ao ensino e à aprendizagem de LE/LA, e ainda que nosso sistema educativo público não contemple a disciplina de LE/LA como obrigatória para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, é sabido que em escolas da rede privada, sua oferta ocorre, mesmo sem respaldo legal e orientações específicas quanto a objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação, o que pode contribuir tanto para a ausência de uma formação linguística e pedagógica adequada do professorado quanto na infração de direitos de aprendizagens das crianças entre os 5 e 6 anos. Assim, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos da legislação educacional brasileira no que diz respeito ao ensino de LA/LE e às diretrizes para o trabalho com estas crianças (BRASIL, 1996, 1998, 2006, 2017) e em possibilidades de práticas de atuação docente, a partir de reflexões de autores como BOÉSSIO (2005, 2010), Fernández e Rinaldi (2009, 2013), Rinaldi (2011), Villani (2013), entre outros. Esta pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa e o processo de planejamento da Unidade Didática proposta para a Educação Infantil esteve orientado pelos conceitos de unidade e sequência didática, pelas perspectivas intercultural e decolonial no ensino de LE/LA e pelos campos de experiência para a Educação Infantil (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MATOS, 2014; BRASIL, 2017).

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Palavras-chave

Ensino de Espanhol. Educação Infantil. Contexto de Fronteira. Unidade Didática. Perspectivas Intercultural e Decolonial.

Citação