A representatividade da população negra em um livro didático

Imagem de Miniatura

Data

2021-06-12

Autores

Rocha, Douglas da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho buscou identificar como a população negra está sendo representada em materiais didáticos através de imagens, por meio do livro da editora moderna Araribá mais, Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental. Foram realizados levantamentos em fontes bibliográficas referentes ao tema bem como na legislação. Os resultados da discussão teórica e da análise das imagens apontam para a necessidade de ressignificação das imagens da população negra nos livros didáticos, tendo em vista que a pouca visibilidade da população negra não atende aos preceitos da educação intercultural e tende a perpetuar o racismo. Da mesma forma indicam a importância do professor olhar para o livro didático como um material de apoio e que deve ser submetido ao crivo de uma abordagem crítica em sala de aula.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.

Palavras-chave

Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens.

Citação

ROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021