Visões do Desenvolvimento: Imagens(Re)veladas nas conflitividades da/na fronteira. (2016-2019)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-11

Autores

SILVA, PAULO

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

PAULO ROBERTO COSTA DA SILVA

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo evidenciar através da fotografia o cotidiano em algumas comunidades que compõe Foz do Iguaçu e a região da faixa de fronteira. As comunidades foram: Ocupação Congonhas, Ocupação Bubas, Horta da Dona Laide, Favela do Monsenhor Guilherme, Bairro do Morumbi, Bairro da Cidade Nova em Foz do Iguaçu. Acampamento Sebastião Camargo, Comunidade Negra Quilombola Apepú, Território Indígena AváGuarani Tekoha Ocoy em São Miguel do Iguaçu e Assentamento Chico Mendes em Matelândia. Os registros foram realizados entre o ano de 2016 até 2019. Ao utilizarmos as fotografias como fontes históricas, portanto, capazes de nos subsidiarem na reflexão dialética sobre os sujeitos, ora sujeitados à exclusão, ora incluidos de forma violenta na dinâmica da superexploração da sua força de trabalho, no âmbito do capitalismo dependente, pautado no valor de troca sobre o valor de uso. O popular será tomado aqui como sujeito político, produtor de resistências e territorialidades em disputas, como diversidade negra, indígena e camponesa que conforma a classe trabalhadora do nosso tempo. As categorias conectoras referenciadoras e referenciadas pelas imagens são: História, Território, Fronteira, Trabalho e Popular. Por se tratar de uma região demarcada pela força do capital estatal da Itaipu Binacional e pelo setor turístico da cidade de Foz do Iguaçu, entendemos a centralidade de apresentar as histórias ocultas pela hegemônica história institucional que se quer consolidar como história oficial da região. Na contramão desses modelos de desenvolvimento, mulheres e homens, idosos e jovens e crianças lutam por melhores condições de vida e trabalho, insistem na produção da digna rabia.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina.

Palavras-chave

História.1 Fronteira.2 Território.3 Trabaho.4 Popular.5, Historia.1 Frontera.2 Territorio.3 Trabajo. Popular. 5, Tembiasakue 1. Yvy tetã mba´e 2. Teta rembe´y 3. Jejaihu 4. Tembiapo 5

Citação