Indicadores de (In) Segurança Alimentar e Nutricional: Estudo de Caso dos Estudantes do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, da Universidade Federal da Integração Latino Americana (DRUSA/Unila)

Resumo

O debate sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) está em constante construção, sobretudo nas últimas décadas, remetendo ao Direito Humano à Alimentação Adequada como acesso permanente e de qualidade aos alimentos, sendo a alimentação uma das necessidades biológicas mais básicas para a sobrevivência da humanidade. No ano de 2019, segundo a Organização das Nações Unidas da Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 2 bilhões de pessoas sofrem de redução e falta de acesso a alimentos entre adultos e crianças. Métodos de mensuração que permitem diagnosticar a insegurança e a SAN são de grande importância, pois permitem retratar de forma sólida as realidades populacionais. O presente trabalho tem como objetivo identificar o grau de (IN)SAN dos estudantes do Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, da UNILA, no atual momento de pandemia da COVID-19. A metodologia aplicada consiste em um questionário criado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), que envolve a versão curta da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), para levantar dados de condições de vida com base na SAN no contexto da pandemia da COVID-19, aplicado via chats de conversação na internet (googlemeet, whatsApp, Facebook). A amostra inicial considerou o universo de 139 ativos no curso de DRUSA, mas somente 50 estudantes (35,97%), aceitaram responder o questionário e foram efetivamente entrevistados. Os resultados apresentados demostram uma realidade bem critica, no qual 32 estudantes (65%) entrevistados em 2020-2021, sofriam com algum grau de Insegurança Alimentar, seja Leve, Moderada ou Grave. Além disso, 35 estudantes (70%) foram afetados pela pandemia, nas condições de renda e na relação de trabalho. Conclui-se que é necessário um aprofundamento para investigação do restante populacional do curso de DRUSA para analisar a realidade dos demais estudantes. Sobretudo, entende-se que para superar a situação enfrentada por parcela significativa dos estudantes do curso, é necessário que a Universidade e que o curso de DRUSA desenvolvam ações que possam contribuir com a melhoria das condições de vida dos estudantes.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

Palavras-chave

Segurança e Insegurança Alimentar e Nutricional. EBIA. Estudantes de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Pandemia COVID-19. DRUSA.

Citação