E-books

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 33
  • Item
    Mapeamento da distribuição geográfica de espécies na região neotropical: manual para aulas práticas.
    (EDUNILA, 2024) Löwenberg Neto, Peter; Kirsch, Christian Bergmann
    Como descrever a distribuição geográfica de espécies? Que técnicas podem ser usadas para obter a área de distribuição geográfica? Como transformar uma tabela com coordenadas de latitude e longitude em pontos de ocorrência num mapa? O livro “Mapeamento da distribuição geográfica de espécies na região neotropical”é fruto da experiência de uma década de sala de aula, mostrando que o ensino na graduação também produz conhecimento – lugar comumente atribuído à pós-graduação. Peter Löwenberg Neto e Christian Bergmann Kirsch, com base na disciplina “Fundamentos da Biogeografia”, ministrada no curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), organizaram um material voltado para aulas práticas, com o intuito de facilitar a compreensão da distribuição das espécies no território com o uso de ferramentas do Sistema de Informação Geográfica (SIG).
  • Item
    Santos Dumont at the Falls: "I do intend to write a book about Iguassu".
    (EDUNILA, 2023) Alvino da Silva, Micael
    In "Santos Dumont at the Falls", Micael Alvino da Silva transports readers back to the final decades of the 19th century and the beginning of the 20th century. He provides insights into the global context and the tri-national border region when Alberto Santos Dumont visited Iguassu Falls in 1916. The book, with an engaging writing style, comprises concise essays interweaving chapters that intricately showcase every facet of the renowned aviator's journey, consistently drawing connections with the land of Naipi. Santos Dumont's extraordinary visit to the Falls is now immortalized in this book. This work fulfills the aviator's desire to write about Iguassu—a wish he could not fulfill during his lifetime. Nearly a century after his passing, EDUNILA in partnership with 100 Fronteiras Institute and supported by Itaipu Binacional and Fundo Iguaçu, takes great pleasure in presenting this narrative to the public.
  • Item
    Santos Dumont en las Cataratas: “realmente tengo la intención de escribir un libro sobre Iguazú”.
    (EDUNILA, 2023) Alvino da Silva, Micael Alvino
    En Santos Dumont en las Cataratas, Micael Alvino da Silva nos transporta a las últimas décadas del siglo XIX y el comienzo del siglo XX para comprender lo que estaba ocurriendo en el mundo y en la frontera trinacional cuando Alberto Santos Dumont visitó las Cataratas del Iguazú, en 1916. Con un texto agradable, el libro es organizado en pequeños ensayos y sus capítulos están encadenados de manera que resaltan, cada uno, un aspecto de la trayectoria del célebre aviador, siempre estableciendo relaciones con la tierra de Naipi. Casi cien años después de la muerte del aviador, finalmente, la visita inusual de Santos Dumont hasta las Cataratas se convierte en un libro. Es con gran alegría que la EDUNILA, en asociación con el instituto 100 Fronteiras y el apoyo de Itaipu Binacional y Fondo Iguaçu de Itaipu, por la letra de Micael Alvino da Silva, ofrece esta historia al público.
  • Item
    Na terra dos lírios azuis: literatura e colonialismo no sul da África
    (Edunila, 2023) Ruthieri da Silva, Evander
    Este livro trata de questões referentes à porção sul do continente africano nos romances de aventura do escritor inglês H. Rider Haggard, analisando suas conexões com os embates políticos relacionados ao processo de invasão e exploração colonial nos territórios que viriam a constituir a África do Sul mais tarde. Na primeira parte, a obra discute a trajetória intelectual do romancista, conectando-a com a experiência colonial e os conflitos pela terra na África Austral. Por conseguinte, a segunda parte está concentrada no estudo das representações literárias presentes em quatro romances de aventura ambientados na região, os quais construíram um imaginário específico da conquista colonial. Dessa forma, adotando uma abordagem histórica e dialogando especialmente com a história política e social da cultura, o livro se dedica à análise das relações entre literatura, colonialismo e racismo. São problematizados, sobretudo, o imaginário político construído nos romances de aventura e a idealização da sociedade colonial no sul da África no final do século XIX, fundamentada na formação de uma elite branca e na exploração de terras e mão de obra africana.
  • Item
    Ainda somos intrusos? A sociedade na política externa de Argentina, Brasil e Uruguai
    (Edunila, 2023) Mesquita, Lucas Ribeiro
    A proposta do livro é analisar quatro instituições participativas que partem da proposta de incluir a participação social na política externa brasileira, argentina e uruguaia, questionando se a participação da sociedade civil, a partir das iniciativas, seria indutora de mudança e de aperfeiçoamento democrático na representação da política externa. O argumento desenvolvido ao longo da obra é que as iniciativas tensionam o monopólio exclusivo da burocracia diplomática no processo de produção da política externa de integração e de direitos humanos, mas o tipo de mudança e a sua qualificação democrática, porém, estão diretamente ligadas ao desenho institucional adotado pela iniciativa participativa. Nesse sentido, a conclusão mais importante do trabalho é que a participação social não é condição suficiente para a democratização da política externa. A participação é elemento de mudança democrática quando é acompanhada de mecanismos de responsividade e de accountability.
  • Item
    Santos Dumont nas Cataratas: “pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu”
    (Edunila, 2023) Alvino da Silva, Micael
    Com um texto agradável, Micael Alvino da Silva, em Santos Dumont nas Cataratas, nos transporta às últimas décadas do século XIX e início do XX, para compreender o que acontecia no mundo e na fronteira trinacional quando Alberto Santos Dumont visitou as Cataratas do Iguaçu, em 1916. Na forma de pequenos ensaios, os capítulos são encadeados de modo a realçar, cada qual, um aspecto da trajetória do célebre aviador, sempre relacionando com a terra de Naipi. Quase cem anos depois da morte do aviador, finalmente, a insólita visita de Santos Dumont às Cataratas, se torna livro. É com grande alegria que a EDUNILA, em pareceria com o Instituto 100 Fronteiras e com o apoio da Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu, pelas letras de Micael Alvino da Silva, entrega esta história ao público.
  • Item
    Somos sur: prácticas discursivas en español y literatura latinoamericana
    (Edunila, 2023-10-25) Pérez de Obanos Romero, Gregorio; Ahumada Cristi, Miguel Antonio; Ulloa Bustinza, Iván Alejandro
    Somos Sur es un libro para la enseñanza y el aprendizaje del español como lengua adicional, cuyas actividades han sido diseñadas para que alumnas y alumnos universitarios de Brasil, de cualquier área del conocimiento, accedan a la literatura latinoamericana y descubran la relación entre lengua y sociedad. De este modo, la obra muestra la rica diversidad cultural latinoamericana a partir de obras literarias. Su estructura cuenta con una secuencia de cinco unidades didácticas que propicia el uso real de la lengua a partir de una selección de textos literarios que abordan temas sociohistóricos de nuestra región. La propuesta metodológica se fundamenta en la interacción dialógica y en el trabajo colaborativo, lo que favorece un aprendizaje responsable y autónomo. La dialogicidad estimula la práctica discursiva e intercultural, puesto que la literatura enriquece el aprendizaje significativo. Los textos elegidos y el material didáctico están en sintonía con las directrices curriculares del Ministerio de Educación y Cultura de Brasil, puesto que tratan temas como educación ambiental, derechos humanos, relaciones étnico-raciales, entre otros. Funciona como un hipertexto frente a la linealidad característica de los libros tradicionales. Esto permite que los profesores o profesoras realicen su propia programación de acuerdo con las necesidades e intereses del grupo y de su contexto educativo, ya que las secuencias de actividades (unidades y secciones) no siguen una gradación de los contenidos.
  • Item
    Territórios, Cidades e Identidades Africanas em Movimento
    (Edunila, 2023) Moassab, Andréia (org.); Berthet, Marina (org.)
    Escolhemos, portanto, tratar o tema territórios, cidades e identidades a partir de um enquadramento teórico-crítico da modernidade entrelaçado com a ideia de urbanidade na África. Odair Barros-Varela, no capítulo 1, propõe uma perspectiva pós-colonial crítica sobre a modernidade para pensar a África hoje. Nesta mesma ótica, Cabo Verde é o estudo de caso para Victor Barros explorar questões seminais sobre identidades políticas no continente africano, profundamente imbricadas nas tensões entre o regime colonial e a construção da nação independente. Outras três autoras analisam aspectos gerais relacionados à questão do espaço e do território, Andréia Moassab, Céline Veríssimo e Marina Berthet, em Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A ideia de movimento e dinamismo, que perpassa a maioria dos capítulos, será privilegiada por Redy Lima, Alain Kaly e Fernando Rosa Ribeiro nos capítulos que apresentam aspectos das identidades e das dinâmicas de cidades africanas como Praia, em Cabo Verde; Saint Louis, no Senegal; e Cidade do Cabo, na África do Sul, e sua relação com Malaca, na Malásia. Coroa a publicação o artista visual cabo-verdiano César Schofield Cardoso, que cede gentilmente seu trabalho para a capa. Sua investigação atual está preocupada com a condição de Cabo Verde, um país pequeno e extremamente vulnerável a fatores ambientais, sociais, políticos e econômicos. Por esta razão, Cardoso vem explorando ferramentas digitais e o espaço web como um canal, uma linguagem e uma metáfora a tratar da produção do espaço e do território inteligadas às [in]justiças sociais, reivindicando a arte como espaço de discurso público ao questionar identidades, narrativas e políticas de memória
  • Item
    Museus Portáteis e Outras Histórias da Arte-moda
    (Edunila, 2023) Acon, Ana Carolina (org.); Grippa, Carolina Bouvie (org.); Bosak, Joana (org.); Alves, Paulo Gabriel (org.)
    O livro é uma coletânea de textos vinculados aos estudos do grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda/UFRGS/CNPq. O grupo de pesquisa que, embora nasça com endereço físico no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, extrapola, em muito, fronteiras territoriais e de pensamento. Os autores do livro residem em diferentes regiões da América Latina e com integrantes residentes na Europa também. Essa noção de espacialidade transbordante dimensiona a própria temática da publicação: a Moda em sua transdisciplinaridade inerente, sempre com um “pé” na arte, seja em aproximações ou desvios. Da mesma forma, extrapassa a subárea de conhecimento da História da Arte na diversidade de formações dos autores, oriundos de áreas como história, artes, moda, design, antropologia, filosofia, literatura, educação, comunicação, psicanálise e museologia. A multiplicidade de pesquisas relacionando moda, para além de sua perspectiva mercadológica e sistemática, evidencia o que há de comum a todas essas possibilidades – a saber – algo que sempre acompanha as relações humanas, as práticas do vestir e suas implicações. Implicações que aqui aparecem como imagem, seja na fotografia ou pintura carregadas de memórias, histórias e narrativas; na cultura material de objetos em suas relações familiares, sociais, públicas ou privadas, mas possuindo trajetórias de vida, biografias culturais até chegarem no museu; e ainda, na invisibilidade de corpos sem lugares identitários no espelho do racismo estruturado, mas que reafirmam suas ancestralidades nos entre-lugares da miscigenação e admirável hibridismo cultural. Desse modo, o livro Museus portáteis e outras histórias da Arte-Moda é uma publicação que legitima o Campo da Moda para além da efemeridade, mas trazendo as relações do perene, lidando com corpos que transbordam os modos de vestir e despir, sejam adornos, panos ou ferramentas que expandem os corpos. Corpos reais, em carne e osso ou em sua forma inorgânica nas pinturas e esculturas, mas aquilo que é capaz de dar forma às vestes, ao tecido. E assim, este livro que poderia então, ele próprio, constituir esse Campo da Moda, apresenta sua construção na inter e transdisciplinaridade de áreas que o abordam. Os artigos trazem questões dos corpos e práticas do vestir – a moda – não como algo da esfera do fútil, como fora outorgada tantas vezes, mas algo de fundamental para as questões de resistência, temáticas sobre o corpo feminino, violência, racismo e outros tantos corpos marginalizados. Dessa forma, as reflexões que o livro apresenta são importantes referências para a expansão do Campo como lugar de resistência e pensamento pungente: como a indagação sobre o lugar do indígena, seu povo, cultura e artefatos no museu; ou ainda, a intolerante pergunta sobre o que vestiam as vítimas de violação sexual. Essas são algumas questões relacionadas ao vestir que o Campo da Moda deve se ocupar. Este livro torna-se poética pedagógica, endereçada a pesquisadores, docentes e demais leitores.. “Museus Portáteis”, pois, a roupa, entre as artes e os ofícios, é uma manifestação que se carrega, que se leva às ruas, casas portáteis que nos abrigam, contam narrativas, são matérias históricas e estéticas, e, muitas vezes, devêm objetos de museu.
  • Item
    O Movimento Hare Krishna no Brasil: Estudos em Perspectivas
    (Edunila, 2022) Carvalho, Leon Adan Gutierrez de; Valera, Lúcio
    Com pouco mais de 300 páginas, o livro introduz o leitor ao movimento por meio de considerações históricas e sociológicas. Em seguida, apresenta um resgate da memória dos primeiros anos do Hare Krishna no país. Esse resgate precede a uma análise da presença das mulheres na tradição e a um estudo das ações desenvolvidas pelo movimento que vão além dos “mantras e templos”, como as de caráter educativo executadas em uma ecovila situada em Caruaru (PE). Especificamente em relação à fronteira Brasil-Paraguai-Argentina – região onde está localizada a UNILA e sua Editora Universitária – a obra apresenta um capítulo que analisa a cultura de fronteira e o Hare Krishna entre Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Desenvolvida por Júlio da Silveira Moreira, professor da UNILA, a análise parte da tese de que o movimento possui um caráter transcultural e transnacional próprio, pois afirma valores e princípios universais como a centralidade de uma ordem cósmica regida por um deus universal, características que são estudadas, no texto, tendo como base o fluxo populacional e os trânsitos transnacionais da Tríplice Fronteira. É surpreendente, por exemplo, saber que “os primeiros devotos” a circular pela região foram os vendedores de livros sobre o Hare Krishna, chamados de sankirtaneiros. Vindos das cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba, eles seguiam para a capital paraguaia, Assunção, onde foi formado o primeiro núcleo no país vizinho, ainda nos anos 1970. Logo, a abrangência foi ampliada para Ciudad del Este, onde foi instalado um templo e um restaurante. Mais recentemente, o polo de congregação e de atividades regulares na cidade vizinha “tem se constituído historicamente por vários movimentos e deslocamentos socioculturais”, que incluem os três países. Além de possibilitar esse fluxo transfronteiriço, o Movimento Hare Krishna tem provocado ainda um fluxo transnacional, pois recebe regularmente a visita de devotos de muitos países.
  • Item
    Historias del Centro de Investigaciones Ecólogicas Subtropicales (CIES): el valor de las estaciones biológicas
    (Edunila, 2021) Bosso, Andrés J. (Org.); Gil, Guilhermo E. (Org.)
    El CIES es el Centro de Investigaciones Ecológicas Subtropicales dependiente de la Di- rección Regional NEA de la Administración de Parques Nacionales, ubicado en el Parque Nacional Iguazú, Misiones, corazón del último gran remanente del bosque atlántico que en nuestro país denominamos selva misionera. El CIES recibe investigadores autorizados para desarrollar proyectos de investigación dentro del Parque y sus alrededores, brindan- do alojamiento y espacio de trabajo, permitiendo, de este modo, trabajar directamente en la selva sin renunciar a las comodidades y servicios esenciales que la investigación científica requiere. La misión del CIES es: incentivar y brindar apoyo para desarrollar investigaciones científicas en todos aquellos campos que realicen aportes concretos a la conservación y gestión de las áreas naturales protegidas en el subtrópico, con especial énfasis en la biología de conservación de la región NEA .
  • Item
    O Movimento Indígena no Brasil: da Tutela ao Protagonismo (1974-1988)
    (EDUNILA, 2021) Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Heck, Egon Dionisio (Org.)
    Este livro analisa como os indígenas no Brasil superaram as noções de tutela estatal e integração e abriram caminho para o reconhecimento da organização social, línguas, costumes, crenças e tradições. A primeira parte é dedicada ao movimento indígena, às assembleias e organizações que ocorreram, e conta com um artigo escrito por Nailton do Povo Pataxó da Bahia, protagonista desse processo. A parte dois é dedicada a conhecer alguns cenários das ações e mobilizações indígenas, em especial pela conquista das terras. O capítulo três é dedicado a analisar as ações do Estado e as mobilizações contra a integração e pela mudança do marco legal na Constituição Federal de 1988. Esse processo não alterou apenas a correlação de indígenas com o Estado brasileiro, mas também provocou mudanças profundas nas lutas sociais e na perspectiva do Brasil em se reconhecer com um pais multicultural, avançando, quem sabe, para a interculturalidade.
  • Item
    Stronismo: Nuevas Lupas
    (EDUNILA, 2021) Soler, Lorena (Org.); Silva, Paulo Renato da (Org.)
    Se ha dicho muchas veces que Paraguay es uno de los países menos estudiados. Sin embargo, este libro, como otros tantos indicios de las últimas décadas, nos obligan a preguntarnos si esa afirmación es capaz de seguir describiendo una realidad que, por lo menos en términos de producción intelectual, ha comenzado a modificarse. Estos nuevos aires, que exhiben renovadas reflexiones sobre este país, probablemente se deban a distintos motivos. Entre ellos, la inauguración y el proceso de afianzamiento de las libertades políticas en Paraguay y en el Cono Sur, tras la finalización de las dictaduras, tanto como la extensión del sistema científico de investigación y de postgrado en la región. En tal sentido, es acertado decir que de la democratización de la sociedad participa también la democratización de las ciencias, en sus contenidos, metodologías, fuentes, procesos de escritura y reclutamientos profesionales. Este libro es una muestra de dicha renovación del campo de las ciencias sociales y humanas y, específicamente, de las miradas audaces e innovadoras de generaciones que, sin ser testigos directos del stronismo investigan, desde posicionamientos políticos críticos y con nuevo arsenal teórico y empírico, un sistema autoritario y represivo que gozó de altos niveles de legitimidad social. Tal vez, pueda afirmarse, que la experiencia política fallida de Fernando Lugo y la escenificación de un neogolpismo hayan marcado el deseo de éstas y estos jóvenes por hurgar en un pasado que estaba lejos de haber transcurrido.
  • Item
    Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência
    (EDUNILA, 2016) Silveira, Ada C. Machado da (Org.); Guimarães, Isabel Padilha (Org.)
    De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, o livro Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência apresenta análises das atividades noticiosas de diversos veículos de mídia: jornais impressos e on-line, revistas semanais, telejornais, portais e agências de notícias. Organizada por Ada C. Machado da Silveira e Isabel Padilha Guimarães, do grupo de pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a obra aborda estas atividades jornalísticas encarando sua condição midiatizada, pautada por cânones técnicos estritos e atitude interpretante exterior à vida das sociedades a que se dedicam a reportar. Trata-se de um livro que pretende ser de utilidade para estudantes de Jornalismo e de Relações Internacionais interessados em iniciar-se na análise de textos midiáticos.
  • Item
    Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação
    (EDUNILA, 2018) Capistrano, Abraão J. S. (Org.); Sossmeier, Kelly D. (Org.); Bloot, Rodrigo (Org.)
    O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento de competências por meio da aprendizagem dialógica, cuja base é o correto trabalho da teoria e da experimentação — elementos norteadores do pensamento científico. Seu conteúdo é resultante de notas de aula da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática ofertada por docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como curso de formação continuada (Comfor/MEC) para professores da educação básica no Oeste do Paraná.
  • Item
    Fanzines: reflexôes sobre cultura, memória e internet
    (EDUNILA, 2018) Amaral, Yuri
    Os textos presentes neste livro convidam o leitor para o debate: o primeiro parte dos estudos de Canclini e Certeau sobre cultura híbrida e cultura no plural, respectivamente, propondo uma breve reflexão sobre a prática zínica como manifestação cultural de determinados grupos e sujeitos. O segundo texto discute se o fanzine pode, em determinado momento, ser considerado um potencial agente de memória. O último texto se apropria do conceito de desterritorialização a fim de contribuir com o debate sobre o sujeito empoderado de meios que lhe convidam a produzir e emitir sua opinião na Internet, desencadeando uma série de fenômenos socioculturais. Essa realidade permite ao sujeito assumir várias identidades, circulando por outros territórios na rede, em um constante processo de des-re-territorialização, ressignificando a si mesmo e os territórios pelos quais passa.
  • Item
    Español en la universidad: prácticas discursivas
    (EDUNILA, 2019) Bustinza, Ivan Ulloa; Romero, Gregorio Pérez de Obanos
    ¿Que es? es un banco de actividades de práctica significativa del español como segunda lengua o lengua adicional especialmente diseñado para estudiantes de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) que cursan el nivel intermedio del denominado Ciclo Común de Estudios. Español en la Universidad: prácticas discursiva No se trata por tanto de un libro de texto o de un manual al uso, sino más bien de un material complementario y, por ello, adaptable a su empleo en el contexto brasileño de la educación superior, de acuerdo con las posibilidades del profesor y con las necesidades de los estudiantes. Español en la Universidad: prácticas discursivas es un material específico creado para que los estudiantes contribuyan de un modo crítico a repensar los grandes temas que vertebran los objetivos estratégicos de la UNILA: la universalización del conocimiento y el respeto a la pluralidad de ideas mediante una oferta académica con compromiso social, en una oferta educativa bilingüe en portugués y español, y la promoción de la conciencia intercultural. Es por ello que la realización de las actividades que conforman las unidades didácticas facilita la activación por parte del aprendiz del componente estratégico de aprender español en un entorno multilingüe y la reflexión acerca de la educación en valores (la tolerancia, el respeto a la diversidad cultural, el rechazo a la intolerancia y al racismo, la denuncia social, etc.). El objetivo es contribuir al papel que desempeña la UNILA en la formación de ciudadanos críticos y de profesionales responsables que promuevan con su conocimiento al avance en la integración latinoamericana.
  • Item
    Fracking lo que las personas no pueden desconocer sobre el tema
    (EDUNILA, 2021-07-15) Pippo, Walfrido Alonso; Frómeta, Amado Enrique N.
    El libro aborda el controvertido tema de la producción de petróleo y gas por medio de la fracturación hidráulica (Fracking), criticado por un sector por sus afectaciones al medio ambiente y alabado por otros por ser una alternativa a la escasez de material fósil para la producción de combustibles. La compleja y escabrosa tarea de presentar la tecnología sin tomar partido es acometida por los autores en 7 capítulos. Los dos primeros tratan los aspectos históricos del Fracking y sus aspectos tecnológicos esenciales. Los capítulos tres y cuatro permiten dar una mirada a los aspectos económicos de la tecnología, comenzando por el boom y comentando lo relativo a su costo y rentabilidad. El capítulo cinco es de especial interés pues se refiere a las experiencias en tres países productores de petróleo de América Latina: México, Argentina y Brasil. Los capítulos seis y siete se centran en los aspectos ambientales y finalmente se hace un balance de los pros y los contras de la tecnología. Como toda cuestión de rápida evolución y considerando los tiempos en los que se edita y publica un material, es evidente que el enfoque de los autores no considere aspectos de la siempre cambiante realidad en el mundo del petróleo. También es posible discrepar de algunos puntos de vista, pero lo que sí es innegable que se presenta un material que no se puede desconocer.
  • Item
    Morar na barranca: habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região trinacional
    (EDUNILA, 2019) Moassab, Andréia (Org.); Vettorazzi, Egon (Org.)
    Esta cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, com objetivo de analisar as diversas soluções populares para a moradia na região transnacional, especialmente nas áreas de risco de inundação. A universidade e seus cursos voltados para o espaço construído e o habitat, em conjunto com as populações e seus saberes, podem e devem potencializar este conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar para pressionar o poder público no atendimento do direito à moradia adequada e do direito à cidade para todos e todas. Esta cartilla resulta de una investigación llevada a cabo en el ámbito del curso de Arquitectura y Urbanismo de la UNILA, la cual tuvo por objetivo analizar las diversas soluciones populares para la vivienda en la región transnacional, especialmente en las áreas de riesgo de inundación. La Universidad y los cursos orientados para el espacio construido y el hábitat, en conjunto con las poblaciones y sus saberes, puede y debe fortalecer este conocimiento para una mejor calidad de vida de las personas y presionar al poder público para la debida atención a una vivienda digna y el derecho de vivir en una ciudad para todos y todas.
  • Item
    Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español
    (EDUNILA, 2019) Soares, Francisca Paula Maia (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.)
    Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que lida? Como estabelecer metas e definir as prioridades? Para responder a essas e a outras questões, é preciso voltar nosso olhar aos textos desta coletânea que intenciona lançar luz sobre questões tão caras a quem está comprometido com o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta obra resulta da parceria das organizadoras – as linguistas e professoras Francisca Paula Soares Maia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil), e Mercedes Causse Cathcart, da Universidad de Oriente, Cuba –, que não se limitam a atuar como docentes comprometidas com um ensino de qualidade e se destacam pela busca do aprimoramento de seu trabalho e pelo interesse em responder às inúmeras perguntas que se colocam no dia a dia. Trata-se de um conjunto de artigos instigantes e desafiadores, cuidadosamente reunidos e voltados para a construção de um trabalho coletivo em que novos saberes são regidos tanto pela prática do educador quanto pelos relatos de experiência. As reflexões que a obra instiga conduzem a sugestões de políticas direcionadas para o ensino do português e do espanhol como línguas estrangeiras. Neste livro, valoriza-se a existência de programa para preparação e capacitação de professores, a formação continuada dos profissionais que atuam no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE) e o estímulo à divulgação da cultura dos países em que esses idiomas são falados. Além do estabelecimento de diretrizes para a condução da prática pedagógica, encontram-se aqui propostas de ensino de língua, cultura e sociedade por meio de textos que tratam da história desses países, bem como da inserção de saberes socioculturais nos materiais didáticos destinados ao aluno de PLE e de ELE. Levando-se em conta o contexto do aprendizado, os conhecimentos sociolinguísticos a serem trabalhados e os conhecimentos interculturais a serem abordados, ainda se sugere, neste livro, o uso da sequência didática – considerada uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da proficiência dos aprendizes de línguas estrangeiras. Os textos da coletânea são enriquecedores não apenas pelas teorias que os fundamentam, mas também pelo dinamismo das abordagens que estimulam a prática didática, seja pelas técnicas de ensino de língua estrangeira, seja pelas sugestões de planejamento de atividades comunicativas e interativas.