Avaliação da Retração por Secagem em Materiais de Reparo a Base de Cimento para Aplicação em Estruturas Erodidas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Autores

Oliveira, Rafaela Goulart Gomes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Materiais cimentícios são os mais utilizados para reparos em estruturas de concreto, tanto pela compatibilidade de propriedades como pelo baixo custo. Porém, principalmente em grandes áreas de reparo, a utilização de materiais com elevado consumo de cimento pode causar fissuras, sobretudo devido à retração volumétrica que alguns componentes do cimento sofrem durante a hidratação. Realizar a dosagem do material utilizando um método de empacotamento de partículas e adicionar polímeros à mistura podem ser alternativas para minimizar essa fissuração. Assim, neste trabalho tem-se por objetivo avaliar o desempenho à retração por secagem de materiais a base de cimento para reparo de estruturas de concreto sujeitas à erosão superficial, proporcionados com base em um método de empacotamento de partículas. Foram realizadas seis misturas variando-se o consumo de cimento, 548, 450 e 350 kg/m³, com a presença ou não de polímero EVA em dois níveis, 0% e 1,5%. As misturas produzidas foram submetidas ao ensaio de retração por secagem empregando a norma ASTM C596 (2018), até a idade de 53 dias. Também foram conduzidos ensaios estáticos para avaliação do controle tecnológico do concreto, resistência à compressão axial, à tração na flexão e módulo de elasticidade estático, aos 7 e 28 dias. Os resultados indicaram que apenas o consumo de cimento apresenta influência significativa na retração por secagem, a qual diminuiu com a redução do consumo de cimento. Diminuindo o consumo de cimento para 450 kg/m³ e 350 kg/m³ houve uma redução da retração de 35,17% e 47,62% respectivamente em relação ao consumo de 548 kg/m³. Notou-se ainda que, com exceção do traço de 350 kg/m³, a adição de polímeros aos traços levou a uma redução da retração por secagem, sendo de 16,55% para o consumo 548 kg/m³ e de 13,94 % para o consumo 450 kg/m³, porém, pela ANOVA essa redução não foi significativa. Já para a resistência à compressão a adição de polímero foi significativa. Assim, nota-se que o emprego do empacotamento de partículas associado a materiais poliméricos pode ser de interesse para o proporcionamento das misturas a base de cimento para reparo de estruturas de concreto, uma vez que apresentaram bons resultados no que diz respeito à redução da retração por secagem e/ou atendimento das propriedades mecânicas. Estudos considerando outras propriedades relevantes para o desempenho de materiais de reparo devem ser conduzidos, a fim de avaliar os benefícios do emprego da teoria de empacotamento de partículas, para proporcionamento de materiais à base de cimento mais eficientes do ponto de vista técnico, econômico e ambiental.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.

Palavras-chave

Citação

OLIVEIRA, R. G. G. Avaliação da retração por secagem em materiais de reparo a base de cimento para aplicação em estruturas erodidas. 2020. 61p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil de Infraestrutura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2020.