Encenando Subjetividades, Provocando Afetos: Zezé e Juliana, As Protagonistas Negras Femininas nos Longas Ela Volta Na Quinta (2014) e Temporada (2018) de André Novais Oliveira

Imagem de Miniatura

Data

2020-12-19

Autores

Santos, Carolina Santana

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A partir da análise narrativa e fílmica dos longas-metragens Ela volta na quinta (2014) e Temporada (2018) de André Novais Oliveira, e como estão construídas as protagonistas e suas relações interpessoais seja de ordem familiar, fraterna e principalmente amorosa, este trabalho busca traçar qual o retrato de Novais sobre a subjetividade negra feminina e por quê ele se destaca na cinematografia nacional brasileira. Em complemento ao tema da representação e da autoria de Novais, este trabalho usa as relações de afeto tanto construídas diegeticamente como também em uma possibilidade de construção afetiva com o público. Neste sentido, o caminho proposto é a partir da análise da autora verificar pontos em comum encontrados na crítica especializada que corroboram com este tema.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.

Palavras-chave

cinema negro brasileiro; representação; protagonistas femininas

Citação