A Reinvenção da Identidade e Transformação da Intimidade: Travessias tecnológicas de encontros e desencontros do eu contra si mesmo na autobiografia transmasculina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12-18

Autores

Carvalho, Deivid Nascimento

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa incide no advento das reconstruções tecnológicas instauradas sob ótica do sistema sexo/gênero na reinvenção da identidade no corpo transmasculino e, por outro lado, no fomento da reinvenção da intimidade do sujeito imerso na cultura das mídias. O poder tecnológico sob o indivíduo se compõe como extensão intrínseca do corpo. A tecnologia, não obstante, se incorpora na transformação física e na micromutação fisiológica da corporalidade através de intervenções cirúrgicas, reposição hormonal e procedimentos estéticos da indumentária masculina para a readequação da identidade conforme a travessia de encontros e desencontros do eu contra si mesmo. A pesquisa foi realizada através de uma observação etnográfica da produção de conteúdo autobiográfico de homens trans / transmasculinos nas mídias digitais e na literatura biográfica / acadêmica produzida por identidades transgêneras. Para tanto, as trajetórias transcendentes, o autoconhecimento e o reconhecimento do outro mediante a identificação do relato de si bem como a produção de conhecimento contrahegemônico na cibercultura transformam a intimidade privada do sujeito na representatividade pública do indivíduo diante das plataformas midiáticas do ciberespaço. A articulação política da imagem, a representatividade, a narrativa influenciadora e a subversão do conhecimento historicamente precarizado sobre transidentidades são ferramentas de combate a desinformação, a intolerância e ao preconceito. Nestes espaços multimídias os homens transgêneros são, portanto, formadores de opinião que utilizam o entretenimento para o debate de gênero, sexualidade e inclusão social em ambientes digitais.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.

Palavras-chave

Homens Trans / Transmasculinidades. Autobiografia. Cibercultura. Tecnologia. Mídias Digitais

Citação