Os Saberes Guarani e os Processos de Ensino e Aprendizagem no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo da aldeia Indígena Tekohá Ocoy - Paraná

Imagem de Miniatura

Data

2020-11-12

Autores

Peres, Delmira de Almeida

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

UNILA

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo discutir a educação escolar indígena, apresentar saberes originários Avá Guarani e identificar como os saberes indígenas estão presentes na tekoha e estimulam o ensino e a aprendizagem de estudantes indígenas Avá Guarani na aldeia de Ocoy, região oeste do Paraná no Colégio Teko Ñemoingo. Para realizar nossa pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica sobre a temática indígena e educacional desde obras e documentos oficiais brasileiros como as Constituições, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (LDB), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, (RCNEI) e também documentos e leis internacionais, por exemplo, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, (OIT), a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (DNUDPI), Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, (DUDL) entre outros. Além das fontes citadas, fazem parte desta pesquisa as narrativas, mitos e histórias junto à religião e à língua por meio das quais são transmitidos conhecimentos avá guarani, de geração a geração de forma oral, assim como depoimentos e ensinamento oferecidos pelos chamoĩkuéra, charrýikuéra na casa de reza e outros espaços sagrados da aldeia. Destacou-se o aprendizado realizado na família e na tekoha onde as crianças aprendem nossos costumes e tradições para a cultura manter-se viva. Reconheceu-se que os professores indígenas têm grande importância para transmitir às crianças os saberes junto com os conhecimentos do currículo escolar e dos livros. Procuramos mostrar nossas narrativas e falar como são importantes e não podem ser perdidas ou esquecidas, pois, vêm de nossos conhecimentos tradicionais, praticados há milhares de anos. A construção de fontes primárias foi realizada por meio de observações, registro das práticas indígenas, memórias e narrativas sagradas Avá Guarani dos saberes indígenas. Por fim, foram registradas algumas práticas escolares envolvendo conhecimentos ancestrais indígenas com conhecimentos externos, escolares/científicos dos quais as etnias também necessitam hoje para continuarem vivendo em comunidade. A escola, sendo intercultural e bilíngue, torna-se um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens indígenas, bem como de seus professores que aprendem e ensinam neste ambiente.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Saberes Indígenas. Ensino e Aprendizagem. Colégio Tekoha Ocoy. Educação Intercultural. Língua e Cultura guarani

Citação

PERES, Delmira de Almeida