Internato em urgência e emergência: discussão de casos clínicos como experiência de aprendizado em campo.

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Data

2020-10-21

Autores

Rogenski, Raquel Moura

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Resumo

Introdução: O aprendizado com discussão de casos clínicos estimula o aluno a refletir, associar e assimilar temas que foram sedimentados desde o início da faculdade. As lacunas de conhecimento são melhores identificadas e a complexidade das discussões se elaboram conforme a experiência que se adquire. Objetivo: O presente trabalho apresentará diversos casos clínicos ilustrativos onde serão expostos a maneira como um aluno de quinto ano no internato em Urgência e Emergência da Universidade Federal da Integração Latino Americana assimilou e construiu o raciocínio clinico, tendo como base a literatura e a visão pessoal. Metodologia: Utiliza-se para isso um estudo observacional descritivo, a partir de informações coletadas pela aluna em campo e da sua experiência subjetiva ao vivenciar os cenários de Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu, como UPA, SAMU e Hospital Municipal. Desenvolvimento: Dessa forma, abordam-se 10 casos clínicos de pacientes críticos, que se apresentaram ao serviço com rebaixamento de nível de consciência, dispneia, dor torácica ou dor abdominal. Todos trarão temáticas e discussões pertinentes às diretrizes curriculares do curso de Medicina. Conclusão: Observa-se que a vivência em campo supervisionada, aliado à base teórica e discussão com profissionais mais experientes, possibilita que o aluno desenvolva um olhar crítico e procure o embasamento teórico para desenvolver competências. Além disso, a compreensão da estrutura do cenário de Urgência e Emergência do SUS e a legislação que a permeia se mostraram de fundamental importância para capacitação médica.

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Palavras-chave

Internato - Medicina, Urgência e Emergência, Medicina de emêrgencia, Estudo de casos

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