Estudo da utilização do biogás proveniente de resíduos da agroindústria para produção e armazenamento de hidrogênio em horário fora de ponta e reconversão do hidrogênio em energia elétrica no horário de ponta

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Moreno, Ana Carolina

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O consumo de energia elétrica no horário de ponta sempre foi preocupação constante no segmento industrial, uma vez que neste horário a tarifa de energia é mais elevada. Na busca por soluções tecnológicas de redução de gastos com energia elétrica, as indústrias, nos horários de ponta buscam alternativas mais econômicas para suprir a energia necessária. Neste sentido, muitas indústrias, como as agroindústrias por exemplo, utilizam grupos geradores a diesel para suprir a demanda de energia no horário de pico. Porém, a utilização de combustíveis fósseis como o diesel são emissores dos gases de efeito estufa. Por esta razão, a busca por energias que liberem menores quantidades de gases nocivos à atmosfera têm sido cada vez mais consideradas nas discussões ambientais e energéticas do país. Este estudo se propôs a analisar por meio de levantamento bibliográfico, a utilização do biogás proveniente dos dejetos agroindustriais, sua transformação em hidrogênio e a conversão do hidrogênio em energia elétrica como uma alternativa para a geração de energia nos horários de ponta em agroindústrias. A conversão do biogás em hidrogênio em energia elétrica é possível por meio de células a combustível. A utilização de células a combustível aliada aos processos de reforma do biogás mostra-se mais vantajosa do que a utilização de grupos geradores a diesel nos aspectos emissão de gás carbônico e eficiência, porém, ainda apresentam custos mais elevados tanto de implantação quanto de manutenção. Uma alternativa para a utilização do biogás para geração de energia elétrica que se mostra viável é a utilização de células a combustível a biogás para suprimento de energia elétrica na ponta em agroindústrias.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Prof. Dr.Gilson Paulillo.

Palavras-chave

Biogás, Energia renovável, Hidrogênio

Citação

MORENO, Ana Carolina. Estudo da utilização do biogás proveniente de resíduos da agroindústria para produção e armazenamento de hidrogênio em horário fora de ponta e reconversão do hidrogênio em energia elétrica no horário de ponta. 47p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.