Bioensaio em Allium cepa para avaliação do potencial citogenotóxico da água de abastecimento do município de Missal/PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-06-26

Autores

Cerato, Bianca Mello

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Missal é um município localizado à oeste do estado do Paraná, no Brasil. A característica principal do município é de terrenos predominantemente utilizados para agricultura, sendo esta, a principal atividade exercida pela população, contornando a região central da malha urbana até a divisa de zoneamento com outras pequenas cidades. Entre 2016 e 2017 houve um alto índice de procedimentos oncológicos rea-lizados no município, superando a média da regional da saúde mais próxima, da cidade de Foz do Iguaçu, que possui aproximadamente 23 vezes o número de habitantes de Missal. Dentre os fatores externos que favorecem o desenvolvimento do câncer estão os hábitos de vida e a exposição a raios UV e contaminantes ambientais. O organismo vegetal Allium cepa é utilizado como modelo para testes de avaliação e monitoramento de poluentes ambientais. Para avaliar a possibilidade da presença de contaminantes citogenotóxicos na água da cidade, foram conduzidos bioensaios com A. cepa. As amostras foram coletadas em nove pontos de abastecimento de água de poço artesiano e três de água superficial: duas do Rio São Vicente (P10 e P12) e uma do lago da represa (P11) que banha a fronteira oeste da cidade. Os frascos de vidro usados para a coleta foram padronizados com procedimentos de limpeza e as amostras foram mantidas sob refrigeração. Os bulbos de A. cepa passaram pelo processo de enraizamento durante 72 horas através de exposição em água ultrapura tipo I re-constituída (chamada de “água dura”) e as 12 amostras junto com os controles foram postas em contato com as raízes por 24 e 48 horas. No fim de cada período de exposição, a ponta das raízes foram cortadas e fixadas em etanol: ácido acético [3:1]. As células meristemáticas foram coradas com orceína acética 2% e distribuídas em cima de uma lâmina com a metodologia squash. A leitura foi feita em microscópio óptico de campo claro, com aumento de 40X, sendo contabilizadas 1000 células para cada amostra. Em seguida, foram inferidos os índices mitótico de aberrações cromossômicas. As amostras da central de abastecimento do município, Sanepar (P1), apresentaram efeitos genotóxicos e potencialmente citotóxicos. Houve a presença de efeitos citogenotóxicos para as águas do lago, do rio, do ponto Vista Alegre (P8) e do ponto Portão Ocoí (P9). Efeitos citotóxicos na água do ponto Padre Rick (P3) e genotóxicos para os pontos São João, Dom Armando e da torneira ao lado do lago da represa no ponto da prainha de Vila Natal (P7, P4 e P6). Através da análise dos resultados, su-gere-se haver potencial mutagênico para as águas de abastecimento da cidade, ha-vendo necessidade de novos testes para averiguar a persistência dos efeitos mutagênicos observados em A. cepa e possíveis agentes causadores.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.

Palavras-chave

Câncer - Registros de casos - Missal - PR, Água - Análise, Testes de mutagenicidade, Testes de toxicidade

Citação

CERATO, Bianca Mello. BIOENSAIO EM Allium cepa PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CITOGENOTÓXICO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE MISSAL/PR. 2019. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, Instituto Latino-americano de Ciências da Vida e Natureza, Universidade Federal da Integração Latino-americana, Foz do Iguaçu, 2019.