A biodiversidade de algas no Paraguai: estado da arte e desafios

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-05-25

Autores

Rosset, Vitória K.

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O cenário de crise ambiental global, caracterizado pela perda acelerada de espécies e ecossistemas, agrava-se com a intensificação de atividades antrópicas nos ecossistemas tropicais, nos quais se concentram a maior parte da biodiversidade mundial. No Paraguai, o alto crescimento demográfico em alguns departamentos, somado ao desmatamento das florestas para expansão agrícola e criação de gado, configuraram uma significativa perda da biodiversidade no país. Além disso, em tratando de ambientes aquáticos, o processo de eutrofização se tornou um problema recorrente, que acaba comprometendo a qualidade da água e altera a dinâmica das comunidades presentes. Com isso, é necessário buscar entender os processos que estão envolvidos com a natureza para que estratégias de conservação da biodiversidade sejam desenvolvidas. No entanto, os déficits da conservação (Linneano, Wallaceano, Prestoniano, Darwiniano, Rankierano, Hutchinsoniano e Eltoniano) comprometem a exatidão, totalidade e o realismo do conhecimento sobre a biodiversidade. Nesse sentido, o trabalho buscou conhecer e documentar a diversidade de algas em todo o território paraguaio. A pesquisa resultou em 18 estudos realizados entre o período de 1988 a 2018 encontrados em banco de dados virtuais, sendo a grande maioria dos estudos de cunho ecológico. Nestes estudos foram compilados 754 táxons de algas, dos quais 399 de Chlorophyta, 209 de Bacillariophyta, 82 de Cyanophyta, 33 de Euglenophyta, 15 de Ochrophyta, 11 de Cryptophyta, 3 de Rhodophyta e 2 de Dynophyta, indicando a ocorrência de cada uma das espécies (bacia hidrográfica e ecorregião). Com isso, foi possível comparar estes resultados com a riqueza de espécies de algas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná e das Ilhas Britânicas, identificando as principais lacunas no conhecimento da biodiversidade de algas no Paraguai. Concluiu-se que o país dispõe de poucos dados, seja de taxonomia, riqueza, diversidade ou distribuição das algas, enfrentando assim, diversos obstáculos para o avanço no conhecimento destes organismos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade. Orientação: Professor Doutor Cleto Kaveski Peres.

Palavras-chave

Algas, Biodiversidade, Conservação da natureza, Paraguai - déficit

Citação

Rosset, Vitória Kalana. A Biodiversidade de Algas no Paraguai: Estado da Arte e Desafios. 2020. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu.