Utilização de catalisador automotivo descartdo para produção de ácdo 2,5-Furanodicarboxilico (FDCA) a partir de bagaço de cana de açúcar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Godoy, Cristian Acker
Furtado, Andreia Cristina
Boroski, Marcela

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Revista Brasileira de Iniciação Científica

Resumo

O ácido 2,5-furanodicarboxílico (FDCA) é um dos produtos de oxidação do 5-hidroximetilfurfural (HMF) e possui várias aplicações na indústria química, entre elas a possibilidade de ser convertido em polietileno furanoato (PEF). Este trabalho teve como objetivo a síntese de HMF a partir de resíduos agroindustriais, bem como, a análise preliminar de possíveis rotas sintéticas para a conversão do HMF em FDCA. As condições reacionais para produção de FDCA proposta neste estudo empregaram um catalisador automotivo, pH entre 9,0 e 10,0, temperatura de 70 ºC e ar atmosférico como fonte de oxigênio. As análises foram realizadas empregando HPLC-DAD.

Descrição

Eis que esta edição renova a parceria pedagógico-científica, estabelecida no ano de 2018 com a, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), representada pelo professor Rodrigo Cantu, presidente do Comitê Local de Iniciação Científica da UNILA. Aqui, apresentamos o fruto dessa parceria, para publicação de uma edição especial contendo trabalhos apresentados no VII Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI) em 2018.

Palavras-chave

Biomonômer - Síntese, Catálise - Reator

Citação

GODOY, Cristian Acker; FURTADO, Andreia Cristina; BOROSKI, Marcela. Utilização de catalisador automotivo descartdo para produção de ácdo 2,5-Furanodicarboxilico (FDCA) a partir de bagaço de cana de açúcar. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 6, n.4, p. 144-155, 2019. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1544>.