Vivendo livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira: recoleta e anlises dos dados na pesquisa-ação nas Bibliotecas Escolares nas Zonas Rurais
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Ahumada, Tatiana Vega
Cortez, Mariana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta e discute os relatos da prática docente de dois professores sobre as abordagens de
leitura literária na Escola San Agustín em Ciudad del Este, Paraguai. Foram realizadas entrevistas, observações do
espaço da biblioteca para compará-las com o plano de ensino e o Plano Nacional de Leitura. É enfatizado que os
professores assimilam livros didáticos como livros de literatura e não se dedicam a encorajar a leitura literária
como espaço de prazer. This article presents and discusses two teachers’ teaching practice stories regarding approaches to literary reading at San Agustin School in Ciudad del Este, Paraguay. Interviews were carried out also, library space observations to compare them with teaching plan and the National Reading Plan. It is emphasized that teachers assimilate textbooks as literature books and teachers do not dedicate themselves to encouraging literary reading as a space of pleasure. Este articulo presenta y discute las narraciones de la practica docente de dos profesores acerca de los abordajes hacia la lectura literaria en la escuela San Agustín en Ciudad del Este, Paraguay. Fueron realizadas entrevistas, observaciones del espacio bibliotecario para ser comparadas con los planes de enseñanza y el Plan Nacional de Lectura. Se enfatiza que los profesores asimilan los libros didácticos como libros de literatura y estos no se sienten capaces de enfrentarse a la lectura literaria como espacio de placer.