Nação Guarani e Legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Fecha
2018Autor
Costa, Rayane Pereira G.
Brighenti, Clovis Antonio
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade
transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica,
constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a
dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani
buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência. At first we offer the school education to the Guarani Nation in the context of Its cross-border
territoriality encompassing Argentina, Brazil and Paraguay. Based on bibliographical, documentary and
ethnographic research, we found each National State develops a specific educational policy, neither considering
population dynamics nor international legislation. In spite of the refusal of this type of school, the Guarani seeks
to manage it in their favor, as a mechanism of resistance. Por el presente alisamos la oferta de la educación escolar a la Nación Guaraní en el contexto de su
territorialidad transfronteriza abarcando Argentina, Brasil y Paraguay. A partir de investigación bibliográfica,
documental y etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desarrolla una política educativa específica, no
considerando la dinámica de la población ni la legislación internacional. En cuanto a la negativa a ese tipo de
escuela, los guaraní buscan manejarla a su favor, como mecanismo de resistencia.