Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos
Data
2018Autor
Leite, Mônica Regina Vieira
Gatti, Sandra Regina Teodoro
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases
teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a
favor de uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. Tal pesquisa tem
como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional
e pelo fato dela promover certas visões erradas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a
importância da HFC no ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos
na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e por
facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma
boa opção de material a ser usado para abordar a HFC no ensino e que a prática do professor
mediador será decisiva nos resultados das atividades