dc.contributor.advisor | Torres, Mario René Rodríguez | |
dc.contributor.author | Schmidt, Isabel Mattos | |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T19:40:44Z | |
dc.date.available | 2020-03-16T19:40:44Z | |
dc.date.issued | 2020-03-13 | |
dc.identifier.citation | SCHMIDT, Isabel Mattos. Acalantar : uma prática para aquietar? Ação de adormecer ou a-que-ser a alma, acalma. 2019. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração
Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019. | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5643 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao
Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e
História da Universidade Federal da Integração
Latino-Americana, como requisito parcial à
obtenção do título de Bacharel em Letras Artes e
Mediação Cultural.
Orientador: Prof. Mario René Rodríguez Torres | |
dc.description.abstract | Neste trabalho de pesquisa sobre os acalantos na América Latina fiz uma análise das letras de algumas canções de ninar como “Duerme Negrito”, “Torore rore” (cantiga guarani), “Mãezinha do céu” e “Arroro mi niño”, procurando encontrar o que está oculto nestas melodias que entoadas, penso eu, vão construindo um ritmo de vida e sedimentando noções de raça, gênero, padrão social, sentimentos de medo e solidão, nascer e morrer. Entre fronteiras e limiares, os muitos cantares na sua “forma” colocam as “doces regras” sociais. Trata-se de uma investigação etnográfica, pois as músicas foram eleitas, através de uma pergunta a colegas de curso em um intervalo entre classes: Que canção de ninar cantaria para mim? Sem muito pensar, cantaram. E é também uma pesquisa bibliográfica, posto que procurei autores que estudassem as questões acima elencadas. Para conclusão busco alternativas em outras cosmovisões não hegemônicas e que pensem e tragam seus cantos relacionados com a natureza e o fazer comunitário. Encontrei ao final uma (in) conclusão, muitos são os caminhos, lanço aqui apenas ideias “ao vento” - sementes. | pt_BR |
dc.description.abstract | La siguiente investigación presenta un análisis de las letras de algunas canciones de
cuna en América Latina, como “Dueme negrito”, “Torore rore” (en guarani),
“Mãezinha do céu” y “Arroro mi niño”. Trato de encontrar lo que se oculta en estas
melodías, que, creo, construyen y sedimentan cuestiones cómo raza, género, lugar
social, sentimientos de miedo y soledad, nacer y morir. Entre fronteras y umbrales;
las muchas canciones en su “forma” ponen las “dulces reglas” sociales. Se trata de
una investigación etnográfica, porque las canciones fueron elegidas, a través de una
pregunta a las compañeras de clase en un intervalo: ¿Qué canción de cuna me
cantarías? Sin pensarlo mucho, cantaron. Y también es una investigación
bibliográfica, porque busqué autores que estudiaran las cuestiones mencionadas.
Para concluir exploré alternativas en otras cosmovisiones no hegemónicas, que
piensan en canciones relacionadas con la naturaleza y el hacer en comunidad.
Encontré al final una (in) conclusión, muchos son los caminos, lanzo aquí sólo ideas
"al viento", semillas. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Cantigas de ninar | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Raça e Gênero | |
dc.title | Acalantar: uma prática para aquietar? Ação de adormecer ou a-que-ser a alma, acalma | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |