Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-11

Autores

Martins, Bruna Wanessa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a recepção linguístico-cultural de estudantes imigrantes no ensino fundamental na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. O município de Foz de Iguazú recebe estudantes imigrantes de diferentes nacionalidades. No momento, não existe um protocolo oficial de atendimento a esses estudantes, considerando as especificidades linguísticas e culturais. Portanto, por meio de um estudo de caso em uma escola, a segunda escola municipal mais importante em número de estudantes imigrantes em Foz do Iguaçu, e de acordo com os relatos dos professores da escola, abordamos que elementos se referem à questão da imigração, qual a relação com as línguas que participam do contexto, como trabalham e que dificuldades enfrentam. Com base nisso, e com os estudos lingüísticos e educacionais, refletimos sobre o acolhimento lingüístico- cultural de estudantes imigrantes na escola em questão e, possivelmente, em outras escolas públicas de ensino fundamental I com características em comum. Com isso, este trabalho de conclusão de curso pretende que a gestão da educação do município verifique as possibilidades de acolhimento para estudantes imigrantes considerando o contexto fronteiriço.
El presente trabajo tiene como objetivo discutir la acogida lingüística-cultural a los estudiantes inmigrantes en la enseñanza primaria en la ciudad de Foz de Iguazú - Paraná. El municipio de Foz de Iguazú recibe estudiantes inmigrantes de diferentes nacionalidades. Por el momento, no existe un protocolo oficial para auxiliar a estos estudiantes, considerando las especifidades lingüísticas y culturales. Por lo tanto, mediante un estudio de caso en una escuela, la segunda escuela municipal más importante en número de estudiantes inmigrantes en Foz de Iguazú, y según los informes del personal docente de la escuela, planteamos qué elementos se refieren al tema de inmigración, así como a los idiomas que participan en el contexto, se trabajan y qué dificultades se enfrentan. En base a esto, y con estudios linguisticos y del área de educación, reflexionamos sobre la acogida linguistica cultural a los estudiantes inmigrantes en la escuela en cuestión y posiblemente en otras escuelas primarias públicas I que tienen características en común. Con eso, el trabajo pretende que el municipio verifique las posibilidades de recepción para los estudiantes inmigrantes considerando el contexto fronterizo.

Descrição

MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Orientadora: Prof. Dra Jorgelina Ivana Tallei Coorientadora: Prof. Dra Tatiana Pereira Carvalhal

Palavras-chave

Acolhimento linguístico-cultural, Português (língua de acolhimento), Ensino público (fundamental I)

Citação

MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu(UNILA), 2019.