Teodorico Leite dos Santos: história e trajetória de um indígena resistente no Século XX no Paraná
Fecha
2019-12-13Autor
Santos da Silva, Paula Fernanda
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Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a trajetória
pessoal e social de um indivíduo indígena desterrado no estado do Paraná.
Metodologicamente faremos uma análise sobre seu processo de
sobrevivência durante a colonização do Paraná no século XX associado às
fontes teóricas da história social, história oral e fundamentalmente da
História Indígena. Na região Oeste do Paraná no final do século XIX início
do século XX, estava havendo vários processos de mudanças, a imigração,
a colonização, a entrada de empresas no estado para extração da erva-
mate e da madeira. O Senhor Teodorico Leite dos Santos foi um dos
trabalhadores utilizado de mão de obra para a extração de erva mate. A
partir de sua trajetória, analisaremos os processos de exploração da mão
de obra indígena no Paraná para a extração de erva mate. No período
analisado, o Oeste do Paraná foi um estado onde sua economia se baseava
no extrativismo. Por fim, analisaremos o processo de identificação de seu
Teodorico com as práticas indígenas, especialmente aquelas relacionadas
ao manejo de plantas e benzimentos. De um sujeito considerado integrado
pelo Estado, se sobrai um indivíduo que maneja os dois mundos, as duas
cosmogonias e transita, com muita segurança nos saberes da
ancestralidade. Podemos concluir que o projeto do Estado, de
branqueamento e integração do indígena, fracassou. This conclusion paper aims to analyze the personal and social trajectory of
an exiled indigenous individual in the state of Paraná. Methodologically we
will make an analysis of its survival process during the colonization of
Paraná in the twentieth century associated with the theoretical sources of
social history, oral history and fundamentally of Indigenous History. In the
western region of Paraná in the late nineteenth and early twentieth
centuries, there were several processes of change, immigration,
colonization, the entry of companies in the state for the extraction of yerba
mate and wood. Senhor Teodorico Leite dos Santos was one of the laborers
used for the extraction of yerba mate. From its trajectory, we will analyze the
processes of exploitation of indigenous labor in Paraná for the extraction of
yerba mate. In the period analyzed, Paraná was a state where its economy
was based on extractivism. Finally, we will analyze the process of identifying
your Theodoric with indigenous practices, especially those related to plant
management and blessing. From a subject considered to be integrated by
the State, there remains an individual who manages both worlds, both
cosmogonies and transits, very safely in the knowledge of ancestry. We can
conclude that the state project of bleaching and integrating the indigenous
failed. Este documento de conclusión tiene como objetivo analizar la trayectoria
personal y social de un individuo indígena exiliado en el estado de
Paraná. Metodológicamente haremos un análisis de su proceso de
supervivencia durante la colonización de Paraná en el siglo XX asociado
con las fuentes teóricas de la historia social, la historia oral y
fundamentalmente de la historia indígena. En la región occidental de
Paraná a fines del siglo XIX y principios del XX, hubo varios procesos de
cambio, inmigración, colonización, la entrada de empresas en el estado
para la extracción de yerba mate y madera. El señor Teodorico Leite dos
Santos fue uno de los trabajadores utilizados para la extracción de la
yerba mate. A partir de su trayectoria, analizaremos los procesos de
explotación del trabajo indígena en Paraná para la extracción de yerba
mate. En el período analizado, Paraná era un estado donde su economía
se basaba en el extractivismo. Finalmente, analizaremos el proceso de
identificación de su Teodorico con las prácticas indígenas, especialmente
las relacionadas con el manejo y la bendición de las plantas. De un tema
considerado como integrado por el Estado, queda un individuo que
maneja ambos mundos, cosmogonías y tránsitos, de manera muy segura
en el conocimiento de la ascendencia. Podemos concluir que el proyecto
estatal de blanqueo e integración de los indígenas fracasó.