Profissões, mulheres e representações sociais de estudantes do ensino fundamental II: estudo de caso em uma escola no oeste do Paraná em 2019
Resumen
Este trabalho refere-se a uma reflexão sobre as representações sociais acerca das profissões, voltada a uma perspectiva de gênero, focado na mulher e como a mulher se insere nesse espaço, visto estereótipos e visões construídas historicamente. Trata-se de uma abordagem envolvendo o ensino e gênero, através de um estudo sobre desigualdade de gênero e mercado de trabalho para adentrar na questão da disciplina de geografia nas escolas como possibilitadora da promoção da equidade de gênero. A ideia central parte de um estudo de caso sobre representações sociais de estudantes do Ensino Fundamental II de uma pequena cidade do oeste do Paraná, que objetivou investigar como é o imaginário de tais estudantes acerca de determinadas profissões quanto à questão de masculino e feminino. Com abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos utilizados para essa reflexão foram determinados a partir uma revisão bibliográfica e pelo levantamento de dados em campo com os estudantes, por meio da solicitação de desenhos de profissões selecionadas por alguns critérios específicos que corroboraram aos enunciados acerca da desigualdade de gênero socialmente constru ída . Verificou-se que entre os/as estudantes ainda prevalece uma visão de mulher enquanto sujeito a ocupar determinadas profissões, historicamente delegadas para as mesmas, que inspiram cuidados e perfil dito feminino. Conclui-se que é importante levar essas discussões sobre os espaços historicamente destinados às mulheres pela sociedade como forma de promover um debate acerca da equidade de gênero, tendo o/a professor/a de geografia no ensino básico e superior o papel de mediador na construção de uma sociedade menos desigual e provedora de violências. This paper is about a reflection on social representations about careers, focused on a
gender perspective, specifically on women and how they get inserted in this space
considering stereotypes that were historically constructed. It is an approach that involves
teaching and gender issues through a study about inequality and the labor market that will
get into the issue of teaching geography in schools as an enabler of gender equity. The
central idea comes from a case study about social representations perceived by senior
students at a western Paraná little town Elementary School were some investigation were
put together to try to understand how students imagined certain professions regarding the
male and female genders. With a qualitative approach, the methodological procedures used
for this reflection were based on bibliographic reviews and field data collection with students
by requesting drawings of professions selected by some specific criteria that corroborated
the statements about the inequality of socially constructed gender. The results showed that,
among the group there is still a view of women as subject to occupying certain professions,
historically delegated to them, like those which inspire care and the so-called “female
profile”. We conclude that it is important to take these discussions about the spaces
historically allocated to women by society as a way to promote a debate about gender
equity, with the geography teacher in basic and higher education playing the role of mediator
in the construction of a less unequal and violent society. Este trabajo se refiere a una reflexión de las representaciones sociales sobre
profesiones, enfocada en una perspectiva de género, enfocada en las mujeres y cómo
las mujeres se insertan en este espacio, considerando los estereotipos y visiones
hechas a lo largo de ha historia. Es un enfoque que involucra la enseñanza y el
género, través de un estudio sobre la desigualdad de género y el mercado laboral para
abordar el tema de la geografía en las escuelas como un facilitador para la promoción
de equidad de género. La idea central proviene de otro estudio de caso sobre
representaciones sociales de estudiantes de los años finales de la Escuela Primaria de
una pequeña ciudad del oeste de Paraná, cuyo objetivo fue investigar cómo estos
estudiantes imaginaban ciertas profesiones sobre el tema masculino y femenino. Con
un enfoque cualitativo, la metodología para esta reflexión se determinó desde la
revisión bibliográfica y recopilación de datos de campo con los estudiantes, al solicitar
dibujos de profesiones seleccionadas por algunos criterios específicos que
corroboraron las declaraciones sobre la desigualdad de género socialmente construido.
Se encontró entre los estudiantes que existe una visión de las mujeres como sujetas a
ocupar ciertas profesiones, delegadas a ellas por la historia, aquellas que inspiran la
atención y el llamado perfil femenino. Concluimos que es importante tomar estas
discusiones sobre los espacios asignados a las mujeres por la sociedad como una
forma de promover un debate sobre equidad de género, con el profesor de geografía,
en educación básica y superior, desempeñando papel de mediador en la construcción
de una sociedad menos desigual que proporciona violencia.