Acompanhamento discente no módulo "Problemas Clínicos Relevantes da Mulher na Atenção Primária à Saúde"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Vieira, Marília Volpato
Oderich, Carolina Leão

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre a monitoria no módulo “Problemas clínicos relevantes da mulher na Atenção Primária à Saúde”. O programa de monitoria acadêmica desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem como principal objetivo melhorar o ensino de graduação e o desempenho acadêmico através da realização de atividades teórico-práticas de forma acessível e individualizada. Para atingir tal objetivo, o discente monitor, orientado pelo coordenador do módulo, disponibiliza aos alunos horários extra-classe para discussão e esclarecimento de dúvidas, oferece bibliografia complementar às já previstas no plano de ensino e realiza atividades de ensino teórica e práticas sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, com ênfase na prática clínica. Através disso, os discentes obtêm uma experiência mais individualizada das atividades do módulo, desenvolvem a capacidade de selecionar objetivos de aprendizagem e têm acesso a um esclarecimento precoce das dúvidas. Já o discente monitor desenvolve a capacidade em organizar e realizar tutorias, melhora as habilidades teórico e práticas em ginecologia e obstetrícia, além de preencher lacunas de conhecimento. Dessa forma, a atividade de monitoria proporciona a valorização de um dos pilares da universidade, o ensino, além de proporcionar ao discente monitor um aprendizado muito mais completo e aprofundado do é obtido quando são realizadas leituras ou exercícios sobre determinado assunto

Descrição

VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)

Palavras-chave

II SIEPE, Desempenho acadêmico, Saúde da mulher

Citação