Percepção dos estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre os gambás-de-orelha-branca (Didelphis albiventris)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-17

Autores

Motta, Mariana Carolina Hara

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O conflito entre humanos e animais silvestres é uma das principais ameaças à sobrevivência de muitas espécies em diversas partes do mundo. Com a crescente urbanização em distintas regiões do mundo, é esperado um aumento nos conflitos. A compreensão dos fatores geradores desses conflitos é indispensável para o desenvolvimento de estratégias para permitir a conservação de espécies silvestres. A maioria dos estudos de conflitos entre humanos e animais silvestres se concentra nas áreas florestais, rurais e periurbanas, enquanto os conflitos nos espaços urbanos são menos estudados. Atualmente, sabe-se muito pouco sobre como os moradores urbanos percebem os animais silvestres que coabitam seus bairros. O estudo das percepções do público pode ser utilizado em estratégias visando a mudança de comportamento das pessoas para promover a coexistência entre o ser humano e a vida silvestre nas cidades. O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) é uma das espécies silvestres mais presentes em ambientes urbanos. Entretanto, é um animal muitas vezes considerado indesejável pelos moradores da cidade. Com o intuito de avaliar a percepção dos estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre a espécie, foi formulado um questionário online semiestruturado que foi disponibilizado em plataformas online. Foram respondidos um total de 153 questionários. A análise dos resultados concluiu que a percepção dos estudantes sobre os gambás-de-orelha-branca é, de forma geral, positiva. Mas com visível constatação de lacunas de conhecimento sobre D.albiventris. Conhecimentos errôneos muito difundidos, como o mito da pulverização de mau cheiro e da agressividade da espécie, e conhecimentos verdadeiros pouco difundidos, como o papel de polinizador e o controle da população de carrapatos por parte da espécie, indicam lacunas de conhecimento que devem ser trabalhadas através de medidas de educação ambiental. Também foram identificados conflitos que podem servir de base na elaboração de estratégias efetivas de manejo, como a construção de ninhos artificiais para diminuir a necessidade de a espécie buscar abrigo em residências humanas, e a construção de pontes subterrâneas nas rodovias para evitar atropelamentos. Os resultados obtidos na presente pesquisa demonstram a importância dos estudos de percepção na identificação de conflitos e aspectos que dificultam a coexistência entre as pessoas e a biodiversidade, servindo de base na elaboração de estratégias que buscam atenuar esses problemas. Além de destacar a importância da promoção de ações educativas e de conscientização das pessoas a respeito dos gambás-de-orelha-branca e da importância ecológica dessa espécie, em especial nos ambientes urbanos.
El conflicto entre los humanos y los animales silvestres es una gran amenaza para la supervivencia de muchas especies en varias partes del mundo. Con el aumento de la urbanización en diferentes regiones del mundo, se espera un aumento de los conflictos. Comprender los factores que generan estos conflictos es indispensable para el desarrollo de estrategias que permitan la conservación de especies silvestres. La mayoría de los estudios sobre conflictos entre humanos y vida silvestre se centran en áreas forestales, rurales y periurbanas, mientras que los conflictos urbanos son menos estudiados. Actualmente se sabe muy poco acerca de cómo los habitantes urbanos perciben a los animales que conviven en sus vecindarios. El estudio de las percepciones puede utilizarse en estrategias destinadas a cambiar el comportamiento de las personas para promover la convivencia entre los seres humanos y la vida silvestre en las ciudades. La zarigüeya de orejas blancas (Didelphis albiventris) es una de las especies silvestres más comunes en entornos urbanos. Sin embargo, es un animal a menudo considerado indeseable por los habitantes de la ciudad. Para evaluar la percepción de los estudiantes de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) sobre la especie, se formuló un cuestionario online semiestructurado que fue disponibilizado en plataformas online. Se respondieron un total de 153 cuestionarios. El análisis de los resultados concluyó que las percepciones de los estudiantes sobre las zarigüeyas de orejas blancas son, en general, positivas. Pero con evidencia visible de lagunas de conocimiento sobre D.albiventris. Conceptos erróneos muy difundidos, como el mito del mal olor y de la agresividad de la especie, y conceptos verdaderos poco difundidos, como el papel polinizador y el control de la población de garrapatas por la especie, indican lagunas de conocimiento que deben ser trabajadas a través de medidas de educación ambiental. También fueron identificados conflictos que pueden servir de base para estrategias de manejo efectivas, como la construcción de nidos artificiales en áreas verdes para reducir la necesidad de la especie invadir hogares humanos y la construcción de puentes subterráneos en las carreteras para evitar los atropellamientos. Los resultados obtenidos en esta investigación demuestran la importancia de los estudios de percepción en la identificación de conflictos y aspectos que dificultan la coexistencia entre las personas y la biodiversidad, sirviendo de base para la elaboración de estrategias que buscan mitigar estos problemas. Además de destacar la importancia de promover acciones educativas y de concientización sobre las zarigüeyas de orejas blancas y la importancia ecológica de esta especie, especialmente en entornos urbanos

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade e Orientadora: Profa. Dra. Ana Alice Aguiar Eleuterio

Palavras-chave

Fauna urbana (Gambás), Urbanização, Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), Ambientes urbanos

Citação

MOTTA, Mariana Carolina Hara. Percepção dos estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre os gambás-de-orelhabranca (Didelphis albiventris). 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.