A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-11

Autores

Arvelos, Raquel Maia Ferreira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.
Este artículo es el resultado de una investigación de Iniciación Científica, vinculada al proyecto "Construcción crítica de la imaginación trinacional", cuyo objetivo es analizar los discursos de los miembros de las comunidades escolares de la educación básica regular del municipio de Foz do Iguaçu, para comprender parte de la formación del imaginario sobre la región trinacional. En este artículo presentamos algunas reflexiones, desde una investigación cualitativa de base interpretativa, sobre una escuela ubicada cerca de la frontera con Argentina. Teniendo en cuenta que la escuela es un lugar propicio para la formación discursiva e imaginativa de los sujetos, considera este lugar y los participantes en él para comprender cómo estos sujetos aprenden a habitar y constituir como seres fronterizos

Descrição

Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana

Palavras-chave

Imaginário, Educação - Discursos, Fronteiras

Citação

ARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019