Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio
Resumo
Nesta pesquisa é analisado o ensino da língua inglesa como uma forma de aceder à informação, contribuindo para incrementar o nível de conhecimento. O mundo contemporâneo se encontra em movimento, estamos na era da tecnologia, tudo se encontra em transição. A aprendizagem da língua inglesa (LI) é de suma importância já que esta gera oportunidades a nível geral, compreendendo que a LI está arraigada na história, já seja pela industrialização, globalização ou outros fatores. Os professores podem fazer uso dessa informação gerando uma consciência crítica, criando ferramentas fundamentadas em fatos reais para os alunos se motivarem aprender a LI. Esta pesquisa pretende mostrar como por médio da motivação os alunos das escolas podem se incentivar em aprender a LI, entender que a linguagem vai além da linguística, que está faz parte de um universo social e cultural. Dessa forma se incentivaria aos alunos a conhecer essa realidade atual, através da língua estrangeira (LE), especificamente a LI. É grande a falta de interesse dos jovens à aprendizagem da língua inglesa, diante dessas situações, a proposta metodológica neste trabalho é uma análise qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e o analises dos discursos que circulam em blog. Mostra-se a importância de gerar motivação também nos professores durante o processo de ensino/aprendizagem aos estudantes do ensino médio, e que assim tenham a visão das oportunidades que serão disponibilizadas com o aprendizado do inglês. A finalidade desta pesquisa é mostrar que se pode incentivar/motivar por médios de ferramentas atuais, principalmente da internet, e dos discursos ou da linguagem social que se utiliza atualmente nos blogs, ou em outras redes de informação, de forma que isto se aplique com ênfase ao ensino no Projeto Político Pedagógico das escolas (PPP) This research aims to analyze the teaching of the English language as a way to access
information, contributes to increase the level of knowledge and also with opportunities
in the labor market. One of the purposes of this work is to show the need and
importance of learning a foreign language such as English, especially at the public
schools, since generating English language teaching would bring new experiences,
whether in the workplace, as the most basic situations manage to communicate, in
addition to being able to have a job in English-speaking countries. This research will
help the reader to have a better vision about the foreign language (LE), specifically in
the case of the English language to encourage the application of the teaching in the
PPP - Political-Pedagogical Project of the schools. The purpose of this work is to
generate this motivation in teachers to motivate the students of high school, so that
they learn English in a simple way, getting the vision of the opportunities that will be
available with the learning of English in the different areas of life En esta investigación es analizada la enseñanza de la lengua inglesa como una forma
de acceder a la información, contribuyendo para incrementar el nivel de conocimiento.
El mundo contemporáneo se encuentra en movimiento, estamos en la era de la
tecnología, todo se encuentra en transición. El aprendizaje de la lengua inglesa (LI),
es de suma importancia ya que esta genera oportunidades a nivel general,
comprendiendo que esta se encuentra arraigada en la historia, ya sea por la
industrialización, globalización, u otros factores. Los profesores pueden hacer uso de
esa información generando una conciencia crítica, creando herramientas
fundamentales en hechos reales para los alumnos ser motivados a aprender la LI.
Esta investigación pretende mostrar como por medio de la motivación los alumnos de
las escuelas pueden ser incentivados a aprender la LI, entender que el lenguaje va
más allá de la lingüística, que este hace parte de un universo social y cultural. De esa
forma se incentivaría a los alumnos a conocer esa realidad actual a través de la lengua
extranjera (LE). Específicamente la LI. Es grande la falta de interés del os jóvenes el
aprendizaje de la LI, ante estas situaciones, la propuesta metodológica en este trabajo
es un análisis cualitativo por medio de la revisión bibliográfica y análisis de discursos
que circulan en blogs. Se muestra la importancia de generar motivación también en
los profesores durante el proceso de enseñanza /aprendizaje a los estudiantes de
bachillerato, y que así tengan la visión de las oportunidades que estarán disponibles
con el aprendizaje del inglés. La finalidad de esta investigación es mostrar que se
puede incentivar /motivar por medio de herramientas actuales, principalmente el
internet, y de los discursos o del lenguaje social que es utilizado en blogs, o en otras
redes de información, de forma que esto se aplique con énfasis a la enseñanza en el
Proyecto Político Pedagógico de las escuelas (PPP)