Kunha Kuéra Arandu: apoio a prática de saberes tradicionais de mulheres guarani no Oeste do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Pata, Karolina Mendes
Celsa Celona, Romina
Villagra Carron, Rodrigo Juan
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os Guaranis, moradores anteriores ao processo de invasão e colonização da região
sul-oriental do continente Latino Americano, os atuais Estados de Argentina,
Paraguai, Brasil e parte de Bolívia, desenvolvem um diálogo constante com
diferentes atores sociais, entre eles a Unila. Porém, são escassos os projetos
específicos dedicados ao grupo das mulheres e suas práxis. Pensando em um
enfoque dialógico o projeto Kunha kuéra Arandu (literalmente mulheres sábias) se
propõe fortalecer e apoiar as ferramentas desenvolvidas pelas mulheres do povo
Guarani no que respeita às múltiplas formas de saberes que elas desenvolvem,
trocam e transmitem nos espaços por elas habitados. Este projeto se encontra
vinculado ao projeto de pesquisa “Interface dos direitos dos povos indígenas
ameríndios com a etnografia, antropologia e Direito”. A proposta visa um
acompanhamento das práticas e saberes tradicionais das mulheres Avá Guarani do
Tekoha Ocoy, que está localizado no atual município de São Miguel do Iguaçu, no
oeste do Paraná, Brasil. Busca-se assim, fortalecer a troca de saberes destas
mulheres, bem como estimular os vínculos entre conhecimentos acadêmicos e
aqueles próprios da população Guarani local, externa à universidade. O projeto
busca estender pontes para uma possível circulação de novas epistemes.
Visibilizando os saberes tradicionais das mulheres Guarani e disponibilizando
conhecimentos e recursos que partem da universidade para apoiar estas mulheres
na difusão e sistematização de seus conhecimentos e saberes por meios
alternativos, fortalecendo e facilitando sua transmissão intergeracional e a difusão
coletiva interna e externamente. Tendo em conta também, principalmente, o
protagonismo e o papel fundamental das mulheres para construir a identidade
étnica, linguística e sócio-histórica comunitário, assim como para gerar a produção,
as crianças e o saber que conjuntamente constituem o teko porã (modo de ser)
guarani