Xadrez - empoderamento intrapessoal na conquista do rei
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Ferreira, Pedro Henrique Chaves
Rodrigues, Gabriela Agostinho
Sibim, Alessandra Cristiane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Estudos sobre o jogo de xadrez vêm mostrando que ele pode ser usado como
ferramenta no processo de aprendizagem, já que sua prática estimula o raciocínio
lógico, a memória, criatividade, ética, concentração e autocontrole. Sendo assim, o
objetivo desse trabalho é difundir o xadrez no meio acadêmico e comunidade externa
através de encontros semanais que são realizados nos campus da universidade. Há
ainda uma parceria com a Escola Municipal Monteiro Lobato, onde turma de alunos
da 3a, 4a e 5a série estão aprendendo xadrez por intermédio deste projeto. A dinâmica
de estudos se baseia na apresentação do jogo seguida de análises estratégicas
combinatórias das variações das possibilidades de disposição das peças no tabuleiro.
Até o momento foram atingidos resultados favoráveis no emprego do xadrez no
ambiente acadêmico, escolar e público externo, como integração entre estudantes,
recreação / momento de descontração, disseminação do jogo entre praticantes de
diversos níveis, torneios entre outros. Ressalta-se que o projeto está em
desenvolvimento e, devido a isso, futuros resultados ainda serão apresentados