Perspectivas Feministas e de Gênero nas Relações Internacionais: ponderaçẽs sobre a trajetória destas abordagens nos estudos de paz e segurança

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2019-09-23

Autores

Rosa, Karen Susan Silva Pitinga da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Marginalizado durante muito tempo nos estudos das Relações Internacionais, a perspectiva das mulheres, ou mais bem, feministas e de gênero, emergem nos estudos de paz e segurança a fim de alargar o enfoque estreito que esse campo relegou a vida dos indivíduos e de seus relacionamentos. Deixando a suposta neutralidade e objetividade de lado, característica da tradição realista das RIs, as abordagens feministas e de gênero demonstram que a segurança internacional está impregnada por suposições de gênero e não é tão neutra como julga ser. Com um século de lutas em seu histórico, as abordagens feministas enfim foram reconhecidas com a agenda das “Mulheres, Paz e Segurança” pelo Conselho de Segurança da ONU e por meio das suas mais diferentes perspectivas, se concentram em construir uma paz duradoura e para todos.

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização de Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave

Relações Internacionais, Teoria Feminista

Citação

ROSA Karen Susan Silva Pitinga da. Perspectivas Feministas e de Gênero nas Relações Internacionais: ponderaçẽs sobre a trajetória destas abordagens nos estudos de paz e segurança. 2019. 15 p. Artigo científico (Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019.