A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
Resumo
O presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. As aulas de Ciências despertam expectativas e motivam os alunos. As crianças geralmente têm grande interesse para enfrentar desafios e investigar aspectos da natureza. Não há dúvidas de que as atividades práticas experimentais trazem importantes contribuições ao ensino de Ciências, podendo ser empregados com diferentes finalidades, através de diferentes abordagens. É importante que o professor conheça e compreenda essas possibilidades para utilizá-las de acordo com seus objetivos e suas necessidades, e com estratégias que favoreçam a aprendizagem de novos conteúdos, procedimentos e atitudes. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal João Adão da Silva, localizada no município de Foz do Iguaçu, com 1 (uma) turma do 5º ano, com 25 alunos. A Metodologia utilizada adentra-se pela pesquisa qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação. Assim, aplicou-se um projeto intitulado “Fazendo Ciências em sala de aula”. O estudo apontou que é possível sim ensinar Ciências utilizando projetos. The present work brings the aspects of Science in Elementary Education, evidencing
the role of interdisciplinarity in the approach to meaningful learning and its application
in everyday situations of the students of the 5th year of elementary school. Science
classes raise expectations and motivate students. Children often have great interest
in facing challenges and investigating aspects of nature. There is no doubt that the
practical experimental activities bring important contributions to the teaching of
Sciences, being able to be used for different purposes, through different approaches.
It is important that the teacher knows and understands these possibilities to use them
according to their objectives and their needs, and with strategies that favor the
learning of new contents, procedures and attitudes. The research was developed at
João Adão da Silva Municipal School, located in the city of Foz do Iguaçu, with 1
(one) 5th grade class, with 25 students. The Methodology used is introduced by the
qualitative research, whose method was the action research. So, he applied a project
entitled "Making Science in the Classroom". The study pointed out that it is possible
to teach science using projects Este documento presenta los aspectos de la disciplina de la ciencia en la escuela
primaria, destacando el papel de la interdisciplinariedad en el enfoque del
aprendizaje significativo y su aplicación en situaciones cotidianas de los estudiantes
de quinto grado. Las clases de ciencias aumentan las expectativas y motivan a los
estudiantes. Los niños a menudo tienen un gran interés en enfrentar los desafíos e
investigar aspectos de la naturaleza. No hay duda de que las actividades
experimentales prácticas hacen importantes contribuciones a la enseñanza de la
ciencia y pueden emplearse para diferentes propósitos a través de diferentes
enfoques. Es importante que el maestro sepa y comprenda estas posibilidades para
utilizarlas de acuerdo con sus objetivos y necesidades, y con estrategias que
favorezcan el aprendizaje de nuevos contenidos, procedimientos y actitudes. La
investigación se desarrolló en la Escuela Municipal João Adão da Silva, ubicada en
el municipio de Foz do Iguazú, con 1 (una) clase de 5o grado, con 25 alumnos. La
metodología utilizada se basa en la investigación cualitativa, cuyo método fue la
investigación de acción. Así, se aplicó un proyecto titulado “Haciendo ciencia en el
aula”. El estudio señaló que es posible enseñar ciencia utilizando proyectos