Fragmentos urbanos da modernidade: a fotografia em Buenos Aires e no Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX
Resumo
As intensas transformações ocorridas nas cidades de Buenos Aires e do Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX foram temas para as lentes de diversos fotógrafos. Ainda que estes procurassem captar do modo mais fiel e exato possível as realidades observadas, suas produções sempre jogavam com a ambivalência entre registrar e interpretar. Com isso, criavam imagens que não só refletiam, mas elaboravam novas formas de imaginar, ver e sentir aquelas cidades que se alteravam rapidamente, frutos de um tempo que parecia cada vez mais veloz. O objetivo da presente tese é analisar as maneiras pelas quais a fotografia elaborou apreensões sobre essa mesma modernidade urbana que a criou, por meio de fragmentos que construíam uma espécie de álbum do desenvolvimento das cidades. Analisando o Rio de Janeiro e Buenos Aires comparativamente, busco compreender como a fotografia funcionava, ao mesmo tempo, como meio de eternizar o novo que surgia e o velho que desaparecia, comportando em si própria uma tensão temporal, ao lidar com permanências, rupturas e transformações tanto nos espaços físicos da urbe quanto nos costumes e formas de utilização desses espaços pelos citadinos. The intense changes that occurred in the cities of Buenos Aires and Rio de
Janeiro in the passage from nineteenth to twentieth centuries were theme to the
lenses of many photographers. Although they sought to capture in the most
faithful and accurate possible way the observed realities, their productions always
played with the ambivalence between record and interpret. With this, they created
images that not only reflected but elaborated new ways of imagining, seeing and
feeling those cities that are altered rapidly, creations of a time that seemed
increasingly faster. The aim of this thesis is to analyze the ways in which the
photography had elaborated seizures on the same urban modernity that created it,
through fragments that constructed a kind of album of the development of cities.
Analyzing Rio de Janeiro and Buenos Aires comparatively, I seek to understand
how photography functioned, at the same time, as a mean to perpetuate the new
that emerged and the old that was disappearing, containing in itself a temporal
tension when dealing with continuities, ruptures and transformations both in the
physical spaces of the urban area as in the customs and ways of using these spaces
for the urbanites