Tecnologia bancária e trabalho no Brasil do século XXI

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Data

2015-05

Autores

Dulci, Luiza Borges

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Resumo

A tecnologia é variável fundamental para a compreensão da história das instituições bancárias. A rotina de trabalho nos bancos foi profundamente alterada com a introdução das operações digitais. Restritas às agências e aos centros de controle nos anos 1970 e 1980, as operações online logo tornaram-se visíveis ao público, com os caixas automáticos, o home e o offi ce banking e, hoje, com a internet e o mobile banking. Além disso, os avanços tecnológicos das duas últimas décadas, permitiram aos bancos externalizar parte de suas atividades, que passaram a ser realizadas a distância, por trabalhadores não bancários. Esta possibilidade de terceirizar as atividades e os serviços bancários permitiu aos bancos expandirem suas redes de atendimento com relativa redução dos custos com mão de obra. A associação entre tecnologia e terceirização neste início do século XXI, não levou, contudo ao aumento do desemprego no ramo fi nanceiro. Tanto a categoria bancária cresceu em termos absolutos, quanto o contingente de trabalhadores terceirizados, o qual já ultrapassa o contingente de bancários tradicionais. Argumentamos, portanto, que o avanço da automação e das terceirizações, no contexto de crescimento e distribuição do Brasil atual, leva a reconfi guração das formas de inserção no mercado de trabalho bancário, ao invés de simplesmente provocar desemprego. Tal reconfi guração traz desafi os aos trabalhadores, às suas representações sindicais e à própria teoria social

Descrição

XX Encontro Nacional de Economia Política: desenvolvimento Latino-Americano, Integração e Inserção Internacional - UNILA, Foz do Iguaçu, 26 a 29 de maio de 2015

Palavras-chave

Economomia Industrial, Economia Política, Economia do Trabalho, Economia da Invoação (Tecnologia)

Citação

ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA E POLÍTICA, 20, 2015, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos... Foz do Iguaçu: SEP, 2015