Análise de Impacto da Certificação Orgânica desde uma Perspectiva Socioeconômica: caso agricultores familiares da Rede Ecovida de Foz do Iguaçu, Paraná.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-12-01

Autores

Engelmann, Mara Irene

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A certificação de qualidade orgânica dentro da Rede Ecovida exerce um papel fundamental no sentido de confiabilidade mútua entre os agricultores que fazem parte da mesma. A confiança no processo de certificar se dá devido ao caráter participativo do mesmo. A segurança alimentar está cada vez mais presente nos temas atuais, não só em termos de quantidade de alimentos, mas também na qualidade dos mesmos. Portanto, esse tema leva a uma propulsão no que se refere a gestão de qualidade e seus mecanismos de demonstração de segurança, incluindo a certificação como base e referência a partir da ideia de segurança. A rede Ecovida de agroecologia é exemplo de consolidação da certificação participativa e do árduo trabalho voltado para a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos. Tendo em vista que o processo certificativo possui alguns desafios, o presente trabalho tem como objetivo a análise dos impactos sócio econômicos coletados por aplicação de questionário seguido de levantamento de dados, onde identifica-se a partir da estatística descritiva características econômicas particulares de cada agricultor, bem como a análise de qualidade de vida dos mesmos. Os dados contribuem no entendimento do impacto econômico para o agricultor e, como de fato a certificação e os produtos certificados trazem uma dinâmica diferenciada no âmbito rural.
The certification of organic quality within the Ecovida Network plays a key role in mutual reliability among farmers who are part of it. Trust in the process of certifying is due to the participatory nature of it. Food security is increasingly present in current affairs, not only in terms of quantity of food, but also in quality. Therefore, this leads to a subject propulsion with respect to quality management and demonstrate its safety mechanisms, including certification as reference base and from the security idea. The Ecovida network agroecology is participatory certification consolidation example and hard work focused on the production of organic and agroecological food. Considering that a certifying process has some challenges, this study aims to analyze the economic social impacts collected by a questionnaire followed by data collection, which is identified from descriptive statistics specific economic characteristics of each farmer, and the quality of life analysis thereof. The data help in understanding the economic impact for the farmer and, as indeed certification and certified products bring a different dynamic in rural areas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito à obtenção parcial do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientador: Prof. Dr. Guillermo Javier Diaz Villavicencio.
Rede Ecovida de Foz do Iguaçu, Paraná.

Palavras-chave

Rede Ecovida, Segurança alimentar, Agroecologia

Citação

ENGELMANN, Mara Irene. Análise de Impacto da Certificação Orgânica desde uma Perspectiva Socioeconômica: caso agricultores familiaENGELMANN, Irene Mara; Análise de impacto da certificação orgânica desde uma perspectiva socioeconômica: caso agricultores familiares da Rede Ecovida de Foz do Iguaçu, Paraná. 2015; 60 pgs; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.res da Rede Ecovida de Foz do Iguaçu, Paraná.