Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Item
    A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
    (2023) Silva, Eliane da
    Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas didáticas a teorias de letramento crítico de Paulo Freire (1987), a de pedagogia crítica intercultural de Walsh (2005-2016) e as teorias antirracistas e antimachistas de intelectuais negros como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019), Barbara Carine (2019) e Carla Akotirene (2019). O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver propostas didáticas fundamentadas em textos literários escritos por mulheres, abordando temas relevantes para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos. Esses temas incluem o combate ao racismo, ao machismo e à xenofobia, bem como à promoção dos direitos humanos. Os objetivos específicos compreendem a discussão sobre a importância do ensino voltado para uma educação antirracista e antimachista, proporcionando aos professores abordagens reflexivas e adaptadas à realidade escolar. O contexto deste estudo abrange o ensino de língua portuguesa como língua materna para brasileiros e língua de acolhimento para estudantes, na sua maioria hispano-falantes, predominantemente do primeiro ano do ensino médio em Foz do Iguaçu, uma cidade fronteiriça, em turmas heterogêneas. Para atingir esses objetivos foram utilizados textos literários escritos por mulheres latino-americanas, abordando questões como racismo, machismo e desigualdade social. A mediação de leitura literária foi apontada como a principal abordagem metodológica do material didático proposto, fundamentada pelos estudos de Hirschman (2011) e Farias (2022) e organizado em duas sequências didáticas fundamentadas teoricamente por Dolz e Schneuwly (2004). A abordagem proposta sugere uma prática de ensino alinhada aos desafios contemporâneos, reconhecendo a importância da educação crítica para a formação cidadã e a promoção da igualdade e da diversidade.
  • Item
    Nomenclaturas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e o trabalho docente em Corbélia/PR.
    (2023) Pinto, Bruna de Arruda
    Este estudo aborda, de forma resumida, minha trajetória acadêmica e a experiência profissional como docente em Letras Português/Inglês, e a narrativa revela a surpresa ao me deparar com alunos imigrantes em uma cidade de pequeno porte no Paraná. Sendo atualmente professora na rede pública, destaco a importância de compreender as nomenclaturas relacionadas ao ensino de Português para lidar com desafios linguísticos e culturais. Nesse sentido, este estudo justifica-se pela necessidade de fornecer informações sobre nomenclaturas e orientações de ensino, visando auxiliar professores que enfrentam situações desafiadoras no ensino do Português a estudantes que não a possuem como Língua Materna. Portanto, as nomenclaturas, como PLNM, PFOL, PLA, PL2, PLE, PLAc, e PLH, são exploradas, enfatizando a importância da escolha adequada no contexto educacional. A pesquisa foi realizada em Corbélia/PR, uma cidade que apesar de pequena, possui uma presença significativa de imigrantes. O questionamento central foi como um glossário sobre nomenclaturas poderia contribuir para o trabalho docente na região. Na metodologia empregou-se a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os resultados indicam que o glossário facilitou a compreensão das nomenclaturas, contribuindo para o aprimoramento profissional dos docentes. No entanto, desafios foram identificados, sugerindo a necessidade de orientações mais específicas e atividades de formação continuada. O estudo destaca a promissora divulgação das nomenclaturas, mas ressalta a importância de estratégias específicas e colaboração contínua para superar desafios.
  • Item
    “Onde fica?”: uma abordagem geográfica no ensino de português como língua adicional.
    (2023) Carmo, Stefani Alves do
    Este trabalho é a base teórica-metodológica para a elaboração de uma proposta didática destinada ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Objetiva-se nesta pesquisa apresentar uma unidade didática a ser abordada nas aulas de PLA, adaptada aos estudantes migrantes presentes no município de Cascavel, Paraná. O material é direcionado a jovens e adultos migrantes residentes no município e possui como tema central a localização geográfica. Tomar-se-á como aporte teórico os apontamentos por Cagliari (2009), Bógus e Fabiano (2015), Farenzana (2012), Ribeiro Berger (2015; 2016; 2021), entre outros autores. Esta pesquisa insere-se na Linguística Aplicada, do tipo qualitativa de cunho explicativo, uma vez que buscamos observar e refletir sobre a língua em seu contexto de uso. O município, localizado no Oeste paranaense, tem sua formação histórica marcada pelas dinâmicas dos ciclos econômicos e migratórios ocorridos no Paraná e no Brasil. No ponto formado pelo entroncamento de várias trilhas abertas por tropeiros, ervateiros e militares inicialmente criou-se uma encruzilhada, da qual, posteriormente, originou-se o município de Cascavel. Apesar de ter sido elevado à categoria de município na década de 50, a ocupação da localidade iniciou-se efetivamente a partir do movimento nacional “Marcha para o Oeste”, desenvolvido pelo governo de Getúlio Vargas a partir de 1930. Ao abordarmos em nossa proposta didática questões relacionadas à localização e orientações geográficas a partir de logradouro e pontos turísticos de Cascavel, buscamos expandir os conhecimentos dos estudantes migrantes em relação ao município, atualmente reconhecido como um polo econômico, agropecuário, industrial e educacional. O material didático, intitulado “Onde fica?”, visa proporcionar momentos para o estabelecimento de diálogos e o compartilhamento de conhecimentos e vivências relacionados à localização geográfica, através do aprimoramento e qualificação da comunicação oral e escrita em Língua Portuguesa. Espera-se que o material proposto incentive a criação de propostas didáticas que tenham como foco os aspectos sócio-histórico-culturais e as diversas variantes linguísticas que constituem as localidades, visando corresponder às necessidades e objetivos do público-alvo ao qual as atividades de PLA se destinam.
  • Item
    Enseñanza de español en los institutos federales de Brasil: análisis comparativo de cuatro MOOCs desde una perspectiva crítica.
    (2023) Drigo, Laura Costa
    La presente investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, tiene como objetivo comparar y analizar los cursos on-line, masivos y abiertos de lengua española (MOOCs/LE) ofrecidos por los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs) de los estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul y Rio Grande do Sul. A partir de la definición del corpus, compuesto por cuatro cursos de estas características, nos preguntamos cómo se constituyen los MOOCs/LE de los IFs y si estos favorecen la literacidad crítica. A fin de responder a estos cuestionamientos, se analizaron las macroestructuras, los objetivos, los contenidos y el público objetivo de los cursos con base en los conceptos de (multi)literacidad (digital) y literacidad crítica (Goettenauer, 2020; Cassany y Casstellà, 2010; Pauluk, 2021; Ribeiro y Coscarelli, 2014; Lima-Duarte e Ifa, 2017). Además, los conceptos de educación lingüística (Freitas, 2021) y los aportes sobre concepciones de lenguas de Ruiz (apud Clavijo-Olarte, 2017) están presentes en el análisis de los MOOCs/LE. Por último, el trabajo concluye con la mensuración del grado de favorecimiento de la literacidad crítica de cada curso analizado, proponiendo cuatro niveles de intensidad.
  • Item
    Análise da implementação do ensino de inglês como língua adicional no ensino público fundamental I de Foz do Iguaçu.
    (2023) Martins, Bruna Wanessa
    A pesquisa aborda a implementação do ensino de Inglês como Língua Adicional no Ensino Público Fundamental I em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023. A cidade oferece a disciplina em 50 escolas, abrangendo quartos e quintos anos. Leis sancionadas em 2023, em Foz do Iguaçu, tornaram obrigatória a inclusão de inglês e espanhol no currículo escolar, refletindo a pluralidade linguística e cultural. A pesquisa visa analisar a oferta do Inglês como Língua Adicional, considerando todos os agentes envolvidos, desde professores até a receptividade e desempenho dos estudantes. O ensino de inglês para o Ensino Fundamental I não é obrigatório no Brasil e Foz do Iguaçu é uma das cidades pioneiras na oferta. A licitação de 2021 resultou na elaboração de material didático para o ensino de inglês específico para Foz do Iguaçu, cujo uso será parcialmente analisado conforme o edital e a aprovação dos professores. O estudo problematiza questões sobre o processo de implementação, questionando a adequação da estrutura, a disponibilidade de professores, a utilidade dos materiais e a formação oferecida. Questionários avaliativos com professores e avaliações diagnósticas com estudantes são analisados e dados sobre o desempenho e a eficácia do ensino de Inglês como Língua Adicional em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023, descritos.
  • Item
    Tecendo inclusão: experiência em um curso de português a estudantes migrantes em Foz do Iguaçu.
    (2023) Gomes Silva, Haide Eliane
    O objetivo deste trabalho é desenvolver, aplicar e analisar unidades didáticas e de aprendizagem para o ensino do português como língua adicional para migrantes da cidade de Foz do Iguaçu. A fundamentação teórica baseia-se na abordagem de ensino de língua adicional, que destaca o uso de atividades práticas como componente principal das aulas de línguas, promovendo uma aprendizagem contextualizada e relevante para a vida cotidiana dos migrantes. A metodologia adotada é intervencionista, envolvendo os migrantes na definição de objetivos e na busca de soluções. Os resultados deste trabalho incluem a análise das observações das aulas, reflexionando sobre o progresso dos migrantes no aprendizado do português como língua adicional. Este trabalho se apoia em conceitos dos seguintes autores: Moita Lopes (2006), Cipriano Carlos Luckesi (2011), Magda Floriana Damiani (2013) e Maria José dos Reis Grosso (2011). Com os resultados esperamos que possamos contribuir para a construção de um ambiente educacional culturalmente sensível e eficaz, contribuindo assim, com a capacitação dos migrantes na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora em Foz do Iguaçu.
  • Item
    Um estudo sobre a implementação de políticas de acolhimento para imigrantes na Rede Municipal de São Paulo com recorte na EMEF espaço de Bitita.
    (2023) Lira, Jandira Costa de
    Este trabalho consiste em um estudo de caso acerca do planejamento de políticas de migração, políticas linguísticas e acolhimento em uma escola do município de São Paulo. Para tanto, analiso um Projeto Político Pedagógico, a partir de uma metodologia de um estudo de caso, embasado nos documentos - Orientações Pedagógicas Currículo da Cidade - migrações e suas diretrizes, partindo de um retrato da Escola Municipal de Ensino fundamental Espaço de Bitita – entendido como um espaço de vivências, interações sociais e culturais, encontros crianças, jovens e adultos e aprendizagens a partir das relações interpessoais – e do seu compromisso em garantir a igualdade de oportunidades e a equidade, reconhecendo as diversidades presentes. Entende-se neste trabalho que é papel da escola a promoção de direitos à população migrante bem como de ações e projetos que, como preveem os documentos orientadores, incluam toda a riqueza trazida por meio da presença de pessoas de diferentes origens. Enfatiza-se assim a necessidade de uma posição ativa da comunidade escolar para que haja acolhimento linguístico na rede de ensino.
  • Item
    Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
    (2023) Wilc, Evitani Rodrigues
    O presente trabalho tem como intuito abordar as perspectivas em torno do processo de formação de professores em contexto de PLA, além de pontuar os desafios e aspectos comparativos atrelados ao perfil formativo desses futuros profissionais. Tal abordagem se dará a partir de uma breve análise, a qual terá como instrumento base o Projeto Pedagógico Curricular - PPC de quatro Instituições de Ensino Superior que atualmente ofertam o curso de licenciatura, português como língua não materna. Ainda acerca disso vale salientar que abordaremos alguns conceitos que permeiam esse campo do saber. Considerando as diversas nomenclaturas que são direcionadas ao português enquanto língua não materna, se faz necessário apresentá-las ainda que o foco desta pesquisa seja o conceito de PLA. Analisando esse panorama, é importante frisar que o contexto educacional do país se caracteriza por uma diversidade cultural e linguística significativa, fator essencial que justifica a formação desse perfil específico de profissionais que engloba a área da educação, analisando a necessidade e a realidade de salas de aulas tão heterogêneas. Este estudo destaca-se pela importância de evidenciar a existência de uma diversidade linguística e cultural significativa no contexto educacional plural, bem como um meio de incentivar futuras pesquisas e produções acadêmica em torno desta temática, além disso apresenta-se uma reflexão da língua portuguesa sob uma perspectiva não materna. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise de dados documentais educacionais, o trabalho identifica perspectivas otimistas na formação de professores, considerando o avanço entorno a temática além da valorização desses profissionais, um potencial para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária no que tange o aspecto linguístico. Espera-se que este estudo contribua para o debate e o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam a qualidade do ensino de Português como língua adicional no Brasil.
  • Item
    A Língua Materna como Instrumento Didático-Pedagógico no Ensino de Língua Adicional: o Caso de uma Escola de Idiomas de Foz do Iguaçu
    (2021) Yoshioka, Jenny Miki; Orientação
    Ainda que as inovações tecnológicas modifiquem a forma como nos comunicamos e atribuímos sentido no contexto educativo, o dilema quanto à inclusão ou exclusão da língua materna no processo de aquisição linguística continua a flutuar entre esses extremos. Visando relacionar a pesquisa ao nosso fazer pedagógico como professores-pesquisadores, o presente trabalho almejou analisar como a língua materna, referente à língua portuguesa, se insere na sala de aula virtual de inglês como língua adicional, contexto advindo da pandemia da COVID-19. Além disso, visamos contemplar as funções que a língua pode exercer nesse espaço de ensino-aprendizagem enquanto ferramenta didático-pedagógica, levando em consideração as visões dos docentes participantes. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativista, examinamos gravações de aulas de dois professores em ambientes virtuais de aprendizagem, amparados na etnografia (MATTOS, 2011) e netnografia (KOZINETS, 2014), em uma escola de idiomas de Foz do Iguaçu/PR. Essa análise foi seguida da aplicação de questionários online, em vias de analisar como esses docentes concebem a língua materna em sala, considerando suas concepções metodológicas e linguísticas. As contemplações revelaram que, contrário ao posicionamento de bani-la do espaço de ensino, a língua materna atua como um recurso didático em diversas situações interativas, com o objetivo de garantir a compreensão do alunado pela tradução, igualmente atuante na gestão de sala de aula em questões temporais e afetivas. Portanto, a despeito da visão conflituosa dos docentes, expressas pelo questionário e desveladas nas observações, a língua materna se configurou como integrada à sala virtual de línguas, contribuindo para tornar o processo de aquisição mais significativo aos aprendizes de línguas adicionais.
  • Item
    A Formação Inicial prepara o Professor de Língua Estrangeira para a Oralidade em Sala de Aula? Um Estudo de Caso com Acadêmicos de LEPLE-UNILA
    (2022) Paixão, Eliane Fonseca Mayer da; Orientação
    Essa pesquisa tem por objetivo compreender como as/os estudantes de Letras- Português e Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) dão sentido à prática e aprendizagem da oralidade durante sua formação. Para isto, iremos apresentar e discutir as concepções de língua, cultura e identidade na aquisição de ensino- aprendizagem da língua espanhola sistematizada através de entrevistas com as/os estudantes do curso. A hipótese inicial deste trabalho está relacionada à minha experiência como acadêmica de Letras- espanhol. Desta forma, a revisão bibliográfica demonstrou que é usual a constatação de que a formação em muitas universidades não oferece as ferramentas de forma eficiente para que esse professor em formação possa desenvolver a oralidade com segurança na comunicação em língua espanhola. Por isso, nossa pergunta de pesquisa parte desta hipótese para compreender se o mesmo acontece no caso deste curso. Para esse exercício, foram aplicadas entrevistas semi- estruturadas e instrumental de pesquisa interpretativista com estudantes de início, da metade e do final do curso. A fundamentação teórica está ancorada, sobretudo, nos estudos de Marcuschi (1997, 2016) que versam sobre a oralidade e a formação de professores de Língua Estrangeira
  • Item
    Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
    (2021) Ramirez, Allison; Orientação
    A proposta apresentada neste trabalho é uma unidade didática, destinada para docentes de inglês como língua adicional, onde o objetivo principal é analisar o material didático, reutilizável a partir da filosofia de Recursos Educativos Abertos (REA), com base em pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como alicerce teórico autores que se ocupam em explanar sobre a criação de materiais didáticos, o letramento digital e a gamificação, com foco no ensino de línguas. Assim, essa pesquisa aplicada baseia-se em um estudo de caso desta unidade didática, que foi inspirada em um trabalho apresentado na disciplina: “Seleção de Materiais e Estratégias no Ensino de Línguas Adicionais”, do curso de especialização. Visando atender o objetivo principal irei analisar e descrever qualitativamente a unidade elaborada, devido seu caráter subjetivo. Assim, pretende-se que professores sejam inspirados positivamente a adaptarem e utilizarem REA, além de introduzirem noções sobre o letramento digital em suas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem de línguas adicionais.
  • Item
    Enseñanza de Lengua Española para Universitarios: una Unidad Didática con Base en la Literacidad Crítica
    (2020-01-07) Basso, Elis Regina
    RESUMEN: Este trabajo de conclusión de curso constituye en una unidad didáctica centrada en dos temáticas: política y juventud e inmigración, la cual tiene como público destinatario estudiantes universitarios brasileños aprendices de español como lengua adicional. Él se hace necesario, puesto que hay escasos trabajos sobre la literacidad crítica y la enseñanza de español como lengua adicional en Brasil. Las actividades propuestas se basan en las orientaciones de Barros y Costa (2010) sobre cómo elaborar materiales didácticos, por eso se exploran las habilidades lingüísticas: comprensión lectora y auditiva y expresión oral y escrita; además de la literacidad crítica, básicamente a partir de los postulados de Janks (2016), Cassany y Castellà (2010) y Fogaça y Jordão (2007). Se espera que este material contribuya para la práctica educativa de muchos educadores y al mismo tiempo genere una reflexión sobre la importancia y la necesidad de existieren más estudios centrados en la literacidad crítica.
  • Item
    Estudo da Política Educativa Linguística Loretana durante o Último Ano de Governo de Ollanta Humala Tasso (2016)
    (2020-07-11) Flores Maricahua, Bill Eglinton; Orientação
    Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as características das políticas linguísticas educacionais de Loreto durante o governo de Ollanta Humala Tasso (2016) no Peru. Portanto, se trabalham as políticas linguísticas educativas abordadas durante uma postura de desenvolvimento orientada ao plano governamental da Grande Transformação, vinculado ao eixo estratégico 2: Oportunidades e acesso aos serviços do Plano Bicentenário até 2021 do Peru. Uma estrutura que apelou à construção de aprendizado significativo em comunidades educacionais nas regiões amazônicas andinas. Nesse sentido, essa indagação propõe uma avaliação das medidas estaduais aplicadas em um governo que foi apresentado como promotor de desenvolvimento em comunidades vulneráveis. Assim, se utilizou fontes primárias como as expostas na Biblioteca Nacional do Peru, no Derrama Magisterial, no Governo Regional de Loreto (GOREL), UMC (Gabinete de Medição da Qualidade da Aprendizagem), INEI (Instituto Nacional de Estatística e Informática). E as seguintes fontes secundárias: Ministério da Cultura e resultados dos testes da ECE (Censo de Estudantes). Dessa forma, primeiro foram definidas as políticas educacionais linguísticas aplicadas no último ano do governo de Ollanta Humala Tasso, bem como qual delas teve o maior impacto nos baixos resultados de compreensão de leitura nos estudantes de Loreto. Portanto, se apresentam dados estatísticos que detalham a posição de Loreto em relação a outras regiões do Peru. Assim, se terá uma visão geral do problema. Finalmente, foram selecionados os critérios de análise baseados na compreensão da leitura e que teve como população os alunos do 2º ano de primaria, 4º ano de primaria e 2º nível de ensino médio, considerando os uma amostra transitória entre aprendizado acumulado no ensino fundamental e médio. Além disso, os critérios para esta análise serão focados nos seguintes subcritérios: gênero, gestão e área.
  • Item
    A Linguística e a Saúde na Fronteira – uma Abordagem Multidisciplinar
    (2020) D'Alessandro, Denise; Orientação
    Por se tratar de uma região fronteiriça, a cidade de Foz do Iguaçu abarca uma variedade etnicocultural considerável e, por conseguinte, a presença de vários idiomas concomitantes, podendo estes mesclarem-se, ou causarem barreiras entre falantes de diferentes idiomas. Este último cenário torna-se um desafio em vários contextos, dentre eles, o da saúde, no qual pacientes vindos dos países limítrofes com Foz do Iguaçu, falantes da língua espanhola, são atendidos por profissionais da saúde cuja maioria não tem o domínio da língua espanhola. Perante esta realidade, o presente estudo visa analisar os efeitos desta disparidade linguística entre profissional e paciente, comparando o atendimento feito por profissional monolíngue e por profissional bilíngue, e verificando a importância do bilinguismo no atendimento aos pacientes de regiões fronteiriças. Para a realização do estudo, foram utilizadas como fundamentação teórica, materiais médicos sobre o processo do atendimento e acolhimento clínico, e teorias linguísticas; e na pesquisa de campo, foram elaborados dois questionários estruturados de perguntas fechadas e abertas, um deles sendo aplicado para os pacientes hispanofalantes, e outro sendo aplicado para os profissionais da área oncológica do Hospital Ministro Costa Cavalcanti; também foi utilizada a observação ativa dos atendimentos realizados no local e a coleta de depoimentos dos pacientes. Os resultados mostram que maioria dos profissionais fala pouco a língua espanhola, mas isso não mostrou impactos relevantes no atendimento aos pacientes, que revelaram não ter tido problemas ou dúvidas no atendimento. Os resultados, apesar de irem na contramão dos objetivos iniciais do estudo, vão de acordo com a Teoria da Acomodação, mostrando que como os pacientes necessitam de atendimento médico oncológico contínuo no local, eles mesmos se esforçam para se adaptar aos médicos e serem atendidos. É importante continuar os estudos nesse tópico, aumentando a população amostral em futuros estudos, e investigando outras áreas de atendimento clínico.
  • Item
    O uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua adicional
    (2019-07-13) Betancor, Tania Oroná; Tallei, Jorgelina
    Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal a análise da colocação em prática do uso do celular como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em uma rede social. Além disso, os objetivos específicos pretenderam perceber e interpretar as dificuldades didáticas existentes na proposta, como instrumento para o aprendizado de uma língua adicional; criar estratégias e atividades de ensino de língua adicional interativas com o celular; verificar os possíveis ou reais resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem. Para chegar a esses objetivos foram utilizadas metodologias de pesquisa de campo e de pesquisa interpretativa de cunho etnográfico. A partir dos registros adquiridos durante as aulas, através do questionário realizado e das interpretações feitas, pode-se entender um pouco melhor as necessidades de mudanças que os aprendizes anseiam. Trabalhar com um instrumento que já se tornou uma extensão da própria mão e utilizá-lo conscientemente para adquirir conhecimento resultou em um trabalho eficiente e gratificante, pois os discentes podem participar ativamente da construção de quase todo o processo e tomar seus próprios direcionamentos, após a troca das primeiras impressões com o professor. O (multi)letramento ampara o olhar do processo de ensino e de aprendizagem, engrandecendo tanto o sujeito professor-pesquisador quanto o sujeito aprendiz
  • Item
    Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio
    (2019-12-03) Gomes, Reginaldo Pereira; Costa, Rinaldo Vitor
    Nesta pesquisa é analisado o ensino da língua inglesa como uma forma de aceder à informação, contribuindo para incrementar o nível de conhecimento. O mundo contemporâneo se encontra em movimento, estamos na era da tecnologia, tudo se encontra em transição. A aprendizagem da língua inglesa (LI) é de suma importância já que esta gera oportunidades a nível geral, compreendendo que a LI está arraigada na história, já seja pela industrialização, globalização ou outros fatores. Os professores podem fazer uso dessa informação gerando uma consciência crítica, criando ferramentas fundamentadas em fatos reais para os alunos se motivarem aprender a LI. Esta pesquisa pretende mostrar como por médio da motivação os alunos das escolas podem se incentivar em aprender a LI, entender que a linguagem vai além da linguística, que está faz parte de um universo social e cultural. Dessa forma se incentivaria aos alunos a conhecer essa realidade atual, através da língua estrangeira (LE), especificamente a LI. É grande a falta de interesse dos jovens à aprendizagem da língua inglesa, diante dessas situações, a proposta metodológica neste trabalho é uma análise qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e o analises dos discursos que circulam em blog. Mostra-se a importância de gerar motivação também nos professores durante o processo de ensino/aprendizagem aos estudantes do ensino médio, e que assim tenham a visão das oportunidades que serão disponibilizadas com o aprendizado do inglês. A finalidade desta pesquisa é mostrar que se pode incentivar/motivar por médios de ferramentas atuais, principalmente da internet, e dos discursos ou da linguagem social que se utiliza atualmente nos blogs, ou em outras redes de informação, de forma que isto se aplique com ênfase ao ensino no Projeto Político Pedagógico das escolas (PPP)
  • Item
    Aspectos Socioculturais do ensino da Língua Árabe: estudo de caso na Escola Libanesa Brasileira
    (2019) Blanco Reinaldo, Gabriela Alejandra; Maia, Francisca Paula Soares
    Esta investigação tem como objetivo analisar a Escola Libanesa Brasileira enquanto um espaço de valorização e reconstrução de identidades da comunidade árabe em Foz do Iguaçu. Um dos objetivos é compreender a transmissão da cultura árabe desde uma perspectiva interdisciplinar para entender o vínculo que esta tem com as epistemologias e com os questionamentos suscitados pela vida social contemporânea. Desta forma, problematizamos se a linguagem é uma prática social, se quando é ensinada uma língua também é ensinada a sociedade e a cultura, e as ideologias que estão implícitas dentro da pedagogia, as quais podem se considerar inconscientes. Outro dos objetivos foi compreender os processos migratórios históricos, para logo entender como se formaram as instituições representativas da cultura sírio-libanesa em Foz do Iguaçu, e dentro desse contexto vamos estudar a Escola Libanesa Brasileira como um espaço escolar onde se ordenam, reordenam a identidade da comunidade árabe muçulmana. Para isso se analisam os aspectos sócio- culturais, levando em consideração que a escola é considerada intercultural por seus membros. De fato, esta instituição tem como foco fazer com que se gere uma valorização e uma construção de identidades, e possui elementos que a fazem ter essa relação de trocas da cultura brasileira com a libanesa, bem como propõe ações que possibilitam manter viva essa cultura, e reforça particularidades valorizadas pela comunidade árabe muçulmana em Foz do Iguaçu. Além do ensino de língua árabe, tem a particularidade do ensino da religião, aula ministrada pelo Sheik, que conta com um espaço de oração, no qual os alunos têm a escolha de praticar o Islã. São essas especificidades que fazem com que essa escola seja um ponto importante para realizar essa pesquisa nessa região tri fronteiriça. A pesquisa é feita através de dois momentos. O primeiro é bibliográfico e o segundo é a observação participante, através dessa ferramenta podemos ter uma visão mais adequada e clara da dinâmica vivenciada dentro do espaço escolar e seus atores sociais: os alunos e os professores.
  • Item
    Inglês Internacional e (R)existência: um percurso rumo ao conceito de translinguagem
    (2019-08-12) Pereira, Fernanda; Leroy, Henrique Rodrigues
    Este trabalho busca refletir, a partir do relato de minha experiência como estudante, falante, e professora de Língua Inglesa, como a variedade internacional desta língua, conhecida como Inglês Internacional/Mundial ou Global, materializa formas de resistência contra o discurso hegemônico linguístico, que emege a partir do surgimento dos Estados Nação (séculos XV, XVI) e que segue produzindo efeitos, resultando em práticas opressoras de ensino-aprendizagem de línguas. Tomaremos como base teórica os textos de Rajagopalan (1999, 2011) para compreender como esta língua híbrida desconstrói mitos fundadores de uma concepção de língua transparente, unificada e estável. E em seguida, utilizaremos como base os textos de Leroy (2018) e Garcia & Leiva (2014) para pensarmos a resistência por meio do conceito de translinguagem e sua prática libertadora. Assim, traçaremos um percurso no qual o Inglês Internacional pode ser compreendido como translinguagem, quebrando o mito de hierarquia entre línguas, transformando a realidade dos falantes, libertando-os de discursos e práticas linguísticas opressoras, agindo como um mecanismo de justiça social.
  • Item
    Mulheres Guerreiras: Unidade didática de português como língua adicional com recorte feminista, classista e de raça
    (2019-08-07) Bechlin, Bruna; Morales, Livia Fernanda
    Este trabalho é a base teórico-metodológica da produção de uma unidade didática de português como língua adicional. Foi produzida uma unidade didática com um recorte feminista, considerando também classe e de raça, a qual espera-se que seja uma ferramenta para desnaturalizar as opressões linguísticas que sofrem as mulheres. Ter o gênero ignorado quando se é maioria é uma opressão recorrente, que vem mudando a passos lentos (é possível ver, por exemplo, que muitas pessoas já saúdam “todas e todos”, entretanto, durante o restante do discurso voltam a usar, automaticamente, o “neutro” masculino). Um dos motivos pelos quais esta unidade foi produzida é este, mas também para que mulheres migrantes se vejam representadas, para que percebam sua importância para o desenvolvimento da sociedade e, finalmente, para que consigam lutar contra as possíveis opressões que sofrem como migrantes. Para a criação desse material, foi apresentado um conceito de língua a partir de uma linha sociointeracionista, desde a qual também foram conceituadas a comunicação e a cultura, e delineada a importância de se trabalhar com a diferença cultural ante a diversidade, por este último ser um conceito liberal que tende a focar no que é idêntico em diferentes culturas, ao invés de olhar as fronteiras significativas e os deslocamentos simbólicos que ocorrem quando pessoas de diferentes países se encontram. A partir de debates sobre tais conceitos foi produzida uma unidade didática dividida em dois capítulos, a qual se espera que possa ser uma ferramenta contra a opressão linguística machista.
  • Item
    Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
    (2019-08-07) Travaglia, Vânia; Moreira, Julia Cristina Granetto
    Na atualidade, as Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs) se tornaram essenciais para as mais diversas áreas da sociedade, inclusive para a educação. As TCDs possibilitam o acesso à numerosas ferramentas e recursos que podem ser utilizados para a construção do conhecimento, tanto pelos professores como por aqueles que desejam aprender de forma autônoma e, assim, elas ampliam as possibilidades de ensino/aprendizagem. Apesar dessa potencial revolução no fazer pedagógico, muitos docentes relutam ou apresentam dificuldades em incorporar os progressos tecnológicos digitais no meio educativo. Para o amplo aproveitamento das TCDs, o educador precisa conhecer, selecionar e utilizar os recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, definir objetivos para o uso dessas ferramentas em sala de aula de uma forma crítica e criativa. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar se as atividades e os recursos tecnológicos presentes no site “Aprender Español” podem auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, de modo a discorrer sobre as TCDs na educação e uma investigação no próprio site selecionado. Apesar de apresentar alguns pontos questionáveis, o site analisado possui diversas atividades e recursos que podem ser utilizados pelo professor para trazer mais ludicidade à aula e para favorecer o aprendizado autônomo daqueles que desejam aprender.