Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no
contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós-
modernidade, expressa pela juventude contemporânea. A juventude atrelada à cultura digital
apresenta expectativas e saberes diferenciados das gerações anteriores em relação ao processo
educacional. Para a realização do presente estudo, de cunho qualitativo, serão estabelecidas
interlocuções com a psicologia, a comunicação, a sociologia e a história, a exemplo,
perscrutando as novas relações educacionais frente ao horizonte de possibilidades do devir.
Tratamos aqui, de repensar o processo ensino-aprendizagem sob a égide das mudanças
paradigmáticas postuladas pela cibercultura, conferindo novos sentidos, reconfigurando
espaços e, também, reagindo à liquidez da pós-modernidade em prol de uma educação não
apenas consonante às tecnologias, mas também humanista e aberta à complexidade e
diversidade dos “meios e mensagens” que a contemporaneidade nos traz