História da cidade nas narrativas de Jovens Escolarizados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-01-15

Autores

Germinari, Geyso Dongley

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Even3

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa analisou, entre outros aspectos, a expressão da identidade histórica de jovens escolarizados em suas narrativas históricas sobre a cidade de Curitiba-Pr. A referência principal é a teoria da consciência história do filosofo da história Jörn Rüsen, que articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e cujas funções essenciais são a orientação temporal e o estabelecimento de identidades históricas. As inferências nas narrativas históricas elaboradas pelos jovens escolarizados indicaram a formação de identidades acerca da história da cidade de Curitiba- Pr

Descrição

Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.

Palavras-chave

História, História da Cidade, Jovens Escolarizados

Citação

GERMINARI, Geyso. HISTÓRIA DA CIDADE NAS NARRATIVAS DE JOVENS ESCOLARIZADOS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78034-HISTORIA-DA-CIDADE-NAS-NARRATIVAS-DE-JOVENS-ESCOLARIZADOS>. Acesso em: 06/11/2018 13:37