A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Tomazini, Elizabete Cristina de Souza
Cainelli, Marlene Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em
Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a
participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e as apropriações desses
sujeitos sobre o Ensino de História de maneira a poder interferir na formação destes futuros
profissionais da área de História. Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que
contemplou o Subprojeto de História da UEL do referido programa entre os anos de 2011-
2013, por entender que neste período foram realizadas atividades pensadas a partir de
diálogos com a Teoria da Educação Histórica. Pesquisadores deste campo teórico, como
Barca (2001;2011), defendiam que devemos ter um olhar atento sobre a formação ofertada a
estes sujeitos. Para isso, escolhemos realizar os estudos a partir da Metodologia Qualitativa,
que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dados