Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
Fecha
2018-01-15Autor
Kmiecik, Daniele Sikora
Urban, Ana Cláudia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a
implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do
Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando desenvolver uma nova relação
dos jovens estudantes com a História e favorecer a aprendizagem histórica, este estudo
encontrou fundamentos no aporte teórico da Educação Histórica e da consciência histórica.
Para Rüsen (2014) a consciência histórica é a combinação entre a apreensão do passado pela
necessidade de entender o presente e de presumir o futuro, expressa por meio das narrativas
históricas, isto é, da constituição de sentido, expresso por meio da linguagem. O conteúdo
substantivo é a Guerra do Paraguai e a metodologia de pesquisa contempla a produção de
narrativas históricas a partir do estudo de fontes históricas acerca da temática