Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-01-15

Autores

Camargo, José Jailton

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Even3

Resumo

Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, como meios, deveriam servir. Entendemos que, embora o debate em torno do assunto, no Brasil, possa ser remetido pelo menos ao final da década de 1980, há problemas na sua compreensão e apropriação na vida prática dos docentes, na forma como são trabalhados em sala de aula. As novas linguagens deveriam ser instrumentos, meios, para uma aprendizagem histórica capaz de desenvolver a competência narrativa dos estudantes, auxiliá-los a pensar historicamente correto. Mas, ao contrário, parece haver um ênfase excessiva nesses meios, sem pensar o fim a que eles deveriam realmente servir

Descrição

Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.

Palavras-chave

História

Citação

CAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58