Navegação Trabalho publicado em Evento por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 56
-
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
(Even3, 2017-01-15)O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. ... -
Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil
(Even3, 2017-01-15)O reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as ... -
A História Ensinada em manuais do Ensino Médio: estudo comparativo acerca do repertório imagético sobre indígenas de uma mesma obra publicada no PNLEM História 2008 e PNLD História 2015
(Even3, 2018-01-15)A partir da discussão acerca da inclusão étnica, levantada com a aprovação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro- brasileira nas salas de aula, em 2008 foi aprovada a ... -
Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
(Even3, 2018-01-15)Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica, cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por ... -
A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
(Even3, 2018-01-15)A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde a época do fim do conflito em 1870. Ao largo deste período diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos ... -
Cidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadania
(Even3, 2018-01-15)O estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu ... -
Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale
(Even3, 2018-01-15)A educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições ... -
Golpe de Estado ou Revolução? A construção de consciência histórica por meio da análise de fontes históricas referentes aos acontecimentos políticos do Brasil de 1964
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho, inserido no campo das pesquisas de interface entre a Didática da História e a Educação Histórica, tem por objetivo analisar a construção narrativa de estudantes do 9 o .ano do Ensino Fundamental, de ... -
Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
(Even3, 2018-01-15)Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando ... -
História local e consciência histórica: uma revisão bibliográfica
(Even3, 2018-01-15)Esta comunicação é resultado de uma investigação de mestrado em fase inicial de desenvolvimento que tem como tema principal a relação entre História Local e Consciência Histórica de jovens estudantes de São José dos ... -
A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)Este texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da ... -
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
(Even3, 2018-01-15)Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre ... -
Alguns Aspectos na Belém de Belle Époque
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a economia de Belém. Na Belém de Belle Époque, foi neste período final do século XIX, que a cidade viveu o ápice de sua extravagância econômica, o que trouxe uma ... -
Recepção cinematográfica em situação escolar no ensino/aprendizagem de história
(Even3, 2018-01-15)O objetivo deste texto é debater o processo de recepção e compreensão de narrativas cinematográficas por estudantes da Educação Básica em situação específica de sala de aula. Tomando por base as proposições de Roland ... -
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
(Even3, 2018-01-15)Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, ... -
O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas
(Even3, 2018-01-15)Ao longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência ... -
O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica
(Even3, 2018-01-15)Neste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na ... -
Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)A educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, ... -
História difícil: a presença das emoções nas narrativas orais
(Even3, 2018-01-15)A história difícil, segundo Bodo von Borries (2016) é aquela que trata de fatos que envolvem conflitos diretos ou indiretos que necessariamente exigem uma análise e posicionamento sobre os acontecimentos e sujeitos ... -
A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana
(Even3, 2018-01-15)Este estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das ...