Análise da concepção dos alunos de uma Escola Estadual de Missal - PR quanto a disciplina de Química

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Weit, Claudia Daiane

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Este trabalho, consiste em demostrar a concepção que o aluno tem frente a disciplina de Química, assim como procurar compreender a justificativa das dificuldades apresentadas pelos mesmos. Sendo assim, almejou-se a realização de um minicurso a uma Escola Estadual de Missal-Pr, cuja a temática abordada foi “A Reação da Química”. O propósito do minicurso foi dividido em três etapas. A primeira etapa compreendeu analisar a concepção que aluno apresenta dentre ao seu conhecimento prévio para a disciplina de química, através do uso de uma questionário. A segunda etapa, buscou enfatizar uma abordagem a Alquimia, alguns avanços da ciência química, e alguns experimentos. Entretanto, a terceira etapa do minicurso incidiu a realização de sete experimentos com caráter demonstrativo, buscando instigar a curiosidade dos alunos sobre os fenômenos químicos apresentados, propiciando o momento do senso crítico a interpretação assim como a autonomia de percepção a tirar suas conclusões. A realização deste artigo enfatizou- se no embasamento da primeira etapa do minicurso, evidenciando a concepção que aluno apresenta para disciplina de química

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Educação - ensino de química, Missal (PR) - Brasil

Citação