Este lugar também é seu: uma contribuição para permanência dos estudantes indígenas na UFSC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Flôr, Dalânea Cristina
Gomes, Luiza Souza Ioppe
Melo, Veronica Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Trata-se de um projeto de acolhimento das crianças, filhas dos acadêmicos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da Universidade Federal de Santa Catarina (LII-UFSC), durante as etapas em que os estudos, que se alternam entre Campus e Comunidade Indígena, ocorrem na UFSC- Trindade. Com este acolhimento objetiva-se contribuir para a permanência dos acadêmicos indígenas na UFSC, proporcionando a interação entre as crianças atendidas pelo projeto e crianças matriculadas nas escolas de educação infantil localizadas no Campus Universitário; a exploração de espaços variados da UFSC, que possibilitem às crianças participarem de atividades interessantes e adequadas à infância; e, a ampliação dos conhecimentos vinculados à diferentes áreas de conhecimentos, adaptados aos modos de aprender e se desenvolver da criança de zero a seis anos de idade. Para realização do projeto buscou-se identificar diferentes espaços e projetos de ensino e extensão que pudessem proporcionar diferentes momentos de interação, brincadeiras e ampliação dos conhecimento das crianças indígenas. A análise e os resultados parciais demonstram que o projeto tem alcançado seus objetivos, proporcionando mais tranquilidade aos acadêmicos para realizarem seus estudos, e promovendo cada vez mais envolvimento das crianças nas atividades propostas, que demonstram a cada dia mais empoderamento de sua identidade e cultura, aprendendo com o outro, mas também contribuído para aprendizado do outro

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Direitos Humanos e Justiça

Palavras-chave

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica ((LII)

Citação