Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Bório, Taniely da Costa
Borges, Ananda Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na
promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas
educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a adoção
de
novos
hábitos.
Objetivou-se
com
este
estudo
apresentar
o
projeto
‘Aprender/Ensinar saúde brincando’ explicitando sua forma de atuação. Trata-se de
um relato de experiência que aborda o funcionamento do projeto desde sua criação
em 2013. As atividades descritas apontam as estratégias de educação em saúde
desenvolvidas com as crianças em serviços de saúde e escolas. Destaca-se a
importante atuação dos acadêmicos, de diversas áreas da saúde, para a promoção
da saúde infantil por meio da implementação de atividades lúdicas, contemplando
temas de higiene, alimentação, atividade física e cuidados de forma geral. A
interdisciplinaridade
das
ações,
fomentada
pelos
acadêmicos,
favorece
a
compreensão ampliada de conceitos e maneiras de melhorar a qualidade de vida da
população envolvida nas atividades. Além disso, é importante ressaltar o impacto
que a participação no projeto gera para a formação acadêmica, fomentando o
trabalho em equipe e a articulação entre áreas distintas da saúde. Conclui-se que a
extensão universitária é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, que
pode exercer suas funções diretamente nos contextos de assistência à saúde,
quanto para os usuários da escola e dos serviços de saúde assistidos, que recebem
as estratégias de educação em saúde de forma integral e humanizada