Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Bório, Taniely da Costa
Borges, Ananda Rosa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

A educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a adoção de novos hábitos. Objetivou-se com este estudo apresentar o projeto ‘Aprender/Ensinar saúde brincando’ explicitando sua forma de atuação. Trata-se de um relato de experiência que aborda o funcionamento do projeto desde sua criação em 2013. As atividades descritas apontam as estratégias de educação em saúde desenvolvidas com as crianças em serviços de saúde e escolas. Destaca-se a importante atuação dos acadêmicos, de diversas áreas da saúde, para a promoção da saúde infantil por meio da implementação de atividades lúdicas, contemplando temas de higiene, alimentação, atividade física e cuidados de forma geral. A interdisciplinaridade das ações, fomentada pelos acadêmicos, favorece a compreensão ampliada de conceitos e maneiras de melhorar a qualidade de vida da população envolvida nas atividades. Além disso, é importante ressaltar o impacto que a participação no projeto gera para a formação acadêmica, fomentando o trabalho em equipe e a articulação entre áreas distintas da saúde. Conclui-se que a extensão universitária é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, que pode exercer suas funções diretamente nos contextos de assistência à saúde, quanto para os usuários da escola e dos serviços de saúde assistidos, que recebem as estratégias de educação em saúde de forma integral e humanizada

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde

Palavras-chave

Educação em saúde, Hospital, Saúde Escolar

Citação