A brincadeira é de menina ou menino?

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Data

2017

Autores

Simeoni, Maria Cristina
Périco, Samantha Cristina Macedo

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Editor

Proex/Unila

Resumo

O tema deste trabalho de extensão é a questão de gênero na Educação Infantil. Gênero é utilizado para designar relações socialmente construídas entre os sexos, rejeita justificativas exclusivamente biológicas. O objetivo foi verificar como se apresentam as expressões de gênero, na Escola de Educação infantil do SESC, entre as crianças. O lugar da ação foi a Escola de Educação Infantil do Serviço Social do Comércio (SESC) de Jacarezinho-Paraná. Essa instituição tem como proposta ações educativas voltadas para que as crianças expressem ideias e sentimentos livremente, através de gestos, movimentos entre outras maneiras autônomas de expressão. A pesquisa teve abordagem qualitativa e com procedimento da observação participante anotadas num diário de campo. Os sujeitos foram 41 crianças entre três e cinco anos de idade, sendo 20 meninas e 21 meninos. Verificou-se que, mesmo com uma proposta aberta para a livre expressão da criança, a escola ainda colabora para a segregação de gênero em diferentes momentos, como na separação natural dos grupos de meninas e meninos, nas brincadeiras, sem intervenção dos professores. Conclui-se que aos poucos, por meio de outros projetos de extensão, a universidade será capaz de contribuir para a formação de indivíduos que saibam conviver com as diferenças, de modo que, possam se tornar adultos felizes, saudáveis e capazes de continuar buscando a construção de uma sociedade melhor. Desta maneira, aumentam as possibilidades de um desenvolvimento mais igualitário e humano

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Gênero, Educação Infantil - brincar, Desenvolvimento Humano

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