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dc.contributor.authorBonadio, Rosana Aparecida Albuquerque
dc.contributor.authorLeal, Luiz Donadon
dc.contributor.authorTuleski, Silvana Calvo
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Carolina Macedo
dc.contributor.authorTomeix, Beatriz Rabelo
dc.contributor.authorTanaka, Flávia Sayuri
dc.contributor.authorBeltrame, Larissa Andrade
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Barbosa da
dc.contributor.authorLiberato, Vivian Reis
dc.contributor.authorNisterac, Wellington de Souza
dc.contributor.authorCosta, Willian Gabriel Tavares
dc.date.accessioned2018-07-04T16:59:52Z
dc.date.available2018-07-04T16:59:52Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3781
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao diagnóstico TDAH. A referida abordagem compreende o desenvolvimento humano como um processo histórico que necessita de condições materiais para a apropriação de signos e produções humanas. Dessa perspectiva, as queixas são compreendidas para além do biologicismo, parte-se da zona de desenvolvimento real a qual a criança se encontra, vislumbrando a zona de desenvolvimento proximal, a qual as intervenções são direcionadas visando por meio de atividades mediadas e intencionais promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. As queixas são recebidas pela Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e encaminhadas para entrevista, em que são selecionados os casos pertinentes aos objetivos do projeto. Neste ano recebemos uma variedade grande de queixas, incluindo diagnósticos de TDAH, dificuldades de alfabetização e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Como objetivos, buscamos trabalhar as questões diferenciais do trabalho com grupo e conhecer as relações que permeiam a construção da queixa escolar. Como fim, buscamos a superação da patologização do não aprender e da medicalização desnecessária, mas recorrente em contexto escolar. Por meio de espaços como este de intervenção, acreditamos ser possível o desenvolvimento de potencialidades, para que as crianças sejam capazes de resignifcar suas histórias e ser autoras de suas próprias vidaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAtendimento psicoeducacionalpt_BR
dc.subjectDificuldade de escolarizaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.titleAtendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAHpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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