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dc.contributor.authorBonini, Patricia
dc.contributor.authorCustódio, Carolina
dc.contributor.authorSilvestre, Abner
dc.date.accessioned2018-07-03T20:25:43Z
dc.date.available2018-07-03T20:25:43Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3759
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: trabalhopt_BR
dc.description.abstractO objetivo do projeto de extensão é produção e divulgação de um material informativo sobre as carreiras universitárias bem como formas de atuação no mercado de trabalho associadas às respectivas carreiras, no Estado de Santa Catarina. O público alvo são estudantes de ensino médio no estado de Santa Catarina com o objetivo de dar suporte a esses estudantes ao processo de tomada de decisão sobre seu futuro profissional e destacar as carreiras ligadas à aplicação direta de ciência e tecnologia. A metodologia consistiu em levantar, organizar dados sobre ensino universitário e mercado de trabalho, de maneira compreensível e atraente a ao público alvo. Utilizou-se dados primários da UFSC, UNIVALI e UDESC, e secundários do censo universitário INEP, 2015 para quantificar e qualificar os cursos de graduação em Santa Catarina. Para a força de trabalho, foram acessados os microdados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para fazer a correspondência com o grupo laboral denominado STEM (Science, Technology, Engeneering and Mathmatics), consultou-se a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), onde foram identificados 164 códigos de ocupações de suporte profissional e técnico nos campos de ciências da computação, matemática, engenharias, ciências físicas e da terra. Os resultados indicam que a força de trabalho desse setor consiste em cerca de 0.8% do total em Santa Catarina, embora a população universitária nessas carreiras seja bem maior. Isso deve ocorrer porque muitos egressos dessas carreiras universitárias devem trabalhar em atividades de ensino e saúde. A média salarial das ocupações destacadas como STEM é maior do a das demais e a desvantagem salarial feminina é menor dentre essas ocupações, embora as mulheres apresentem reduzida participação nesse setor do mercado de trabalho, assim como na população universitária dessas carreiraspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação - ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação - ensino superiorpt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.titleQualificação profissional e Mercado de Trabalho em Santa Catarinapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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