Bem-Estar Animal: uma forma interdisciplinar de integrar a Escola e a Comunidade
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Ayres-Peres, Luciane
Santos, Jairo Conceição da Silveira dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com o enfoque na interdisciplinaridade, devido às diversas mudanças
nos paradigmas da sociedade, o projeto visou abordar, com os alunos do 7° ano da
Escola de Ensino Fundamental São José, no município de Jaguari/RS, as medidas
de proteção, a luta pelos direitos dos animais, além de proporcionar esclarecimento
sobre as leis e trabalhos de organizações não-governamentais, para conscientizar
alunos, professores e consequentemente a comunidade. O tema foi ministrado por
meio de diálogo e vídeo, abordando assuntos importantes vivenciados por estes
estudantes, instigando sua curiosidade e esclarecendo aspectos socioculturais que
influenciam nos maus-tratos aos animais. Buscou-se de forma simples e
descontraída, trabalhar a temática com esses alunos, voltando sempre para o
cotidiano, no âmbito familiar, educacional, demonstrando a eles, a conexão existente
entre estes ambientes, além de tratar o assunto dentro das diversas disciplinas
estudadas pelos educandos. Para averiguarmos a relevância da atividade foi
elaborado um questionário sucinto e objetivo, a fim de que os jovens descrevessem
a experiência vivenciada. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber a
importância que o bem-estar animal tem sobre essa faixa etária e como as crianças
são capazes de contribuir criticamente sobre um assunto complexo e polêmico